Motoristas e cobradores do Consórcio TCS entram em greve nesta terça-feira, 8, em Santa Cruz do Sul. Com isso, alguns ônibus ficam parados já pela manhã. Desde as 8h30, os trabalhadores estão reunidos em frente ao Parque da Oktoberfest. Nesta terça, às 14 horas, ocorre uma reunião entre a Prefeitura e a empresa para definir se as demandas solicitadas pela categoria poderão ser atendidas – reposição salarial de 10,48%, mais R$ 200,00 de vale-alimentação e quebra de caixa.
Na semana passada, os profissionais realizaram uma assembleia e anunciaram o estado de greve. O cobrador Gerson Luis da Silva explica que a categoria formou uma comissão, integrada por quatro trabalhadores, que esperam participar da reunião desta tarde. “Queremos os quatro dentro da reunião. Se não nos deixarem entrar, todos, vamos decretar greve.”
LEIA MAIS: Motoristas e cobradores anunciam estado de greve e aguardam resposta do consórcio TCS
Publicidade
Caso os quatro possam participar do debate, Silva diz que os assuntos discutidos serão levados à categoria, que seguirá concentrada no parque. “Vamos decidir se é viável ou não. Se acharmos que não, nem retornaremos para a reunião, não vamos mais negociar e ficamos em greve. Se quiserem, eles que venham até nós, pois já demos bastante tempo para nos procurarem com uma resposta plausível, o que não foi feito”, afirmou o representante.
Segundo Gerson, a categoria não quer greve, mas, diante da situação, é o que precisa ser feito. “É algo que não queremos, mas chega um ponto em que, infelizmente, é o caminho que estamos e vai ser assim até nos procurarem e nos darem o que queremos.”
Contatado pela reportagem do Portal Gaz, o gerente do Consórcio TCS, Zaqueu Forgiarini, afirma que um ofício foi enviado ao sindicato da categoria nessa segunda-feira, 7, pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst), convidando três representantes dos trabalhadores para a reunião desta terça. Diante disso, Forgiarini diz não entender por que a greve foi deflagrada nesta manhã. “Talvez houve uma falha de comunicação entre a categoria”, avaliou.
Publicidade
Já durante a manifestação dos trabalhadores, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Zaqueu explicou que dar o reajuste nos salários é uma decisão que parte da diretoria. “Nós somos da parte operacional. É preciso verificar de onde vem o recurso, pois não adianta, por exemplo, aumentar a tarifa e em seis meses o sistema entrar em colapso. É necessário ajustar essa equação.”
Pouco depois do meio-dia a prefeitura emitiu uma manifestação oficial sobre a greve. Confira na íntegra:
Sobre a greve anunciada por trabalhadores do consórcio TCS, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul esclarece que:
Publicidade
- Ainda não foi comunicada oficialmente sobre a greve.
- A Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem feito todos os esforços possíveis para garantir um sistema de transporte público coletivo acessível e eficiente para a população do município.
- Desde o ano passado, foram quase R$ 2,9 milhões em subsídios repassados ao sistema para a manutenção do valor da passagem, sem onerar os usuários.
- Na tarde desta terça-feira (8), haverá nova reunião entre Prefeitura, Consórcio TCS, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Agerst), Ministério Público e representantes dos trabalhadores.
- A Prefeitura irá exigir que o Consórcio cumpra as suas obrigações contratuais e encargos trabalhistas com os funcionários ratificados em acordo administrativo assinado em novembro de 2021, além do imediato reestabelecimento dos serviços, sob pena de multa e demais sanções legais cabíveis.
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul
LEIA MAIS: Motoristas e cobradores organizam assembleia para cobrar reajuste salarial
Colaborou a repórter Aline Silva
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!