Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Em fase de acabamento, novo Cemai será inaugurado no dia 21 de março

Foto: Lula Helfer

Foto: Lula Helfer

Mesmo com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul de feriadão de Carnaval, as obras do novo Centro Materno Infantil (Cemai) não pararam. Com inauguração prevista para o dia 21 de março, a reforma do espaço está nas fases finais de acabamento. Conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, o Cemai não recebia nenhum investimento relacionado à infraestrutura ou melhorias na qualidade do atendimento desde 1999, ano em que foi inaugurado.

LEIA MAIS: Equipe do Moinhos de Vento começa a atuar no Novo Cemai

O novo Cemai é fruto de um investimento de cerca de R$ 1,8 milhão. Segundo o secretário, toda a parte de obras já foi concluída. No feriado, a equipe executou ajardinamento e as partes hidráulica e elétrica, que também já foram concluídas. “Nesta quarta, iniciaremos a instalação de todos os móveis que serão sob medida, ou seja, vamos oferecer mais conforto para quem utiliza o serviço, com salas de observação mais modernas e amplas. É uma forma de evitar o deslocamento das crianças e o agravamento do quadro clínico”, explicou o secretário, em entrevista na terça-feira.

Publicidade

Régis lembra que, além das crianças do Cemai, o serviço também é responsável por todos os atendimentos de gestantes de alto risco. “Qualquer gestante da cidade que tenha risco na sua gravidez, passa a ser atendida pelo Cemai. É um centro materno infantil tanto para crianças até 14 anos como para as gestantes que necessitam da rede pública.”

LEIA MAIS: Saúde assina convênio inédito com o Hospital Moinhos de Vento

A inspiração para a elaboração do projeto, segundo Régis, veio de Santa Catarina, da cidade de Itajaí. “No ano passado, conheci o Hospital Universitário Pequeno Anjo (Hupa), que exerce um significativo papel no atendimento em saúde infantil para todo o país”, conta. Desde então, a expectativa é que o projeto do novo Cemai renda frutos positivos para o futuro de Santa Cruz do Sul. “O que estamos fazendo com o Cemai é algo transformador que, com certeza, vai marcar a história”, declara.

Publicidade

Hospital Moinhos de Vento
O município de Santa Cruz do Sul firmou uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento no final de janeiro. Desde o dia 10 de fevereiro, a instituição atua no Cemai e deverá prestar consultoria médico-assistencial ao centro materno-infantil nas áreas de pediatria e obstetrícia. O secretário Régis de Oliveira Júnior destaca a parceria como uma forma de qualificar o atendimento por parte dos profissionais que trabalham nos serviços e também de alguns protocolos de segurança, higiene, controle de infecção e de quedas, entre outros.

Régis disse que uma série de reuniões estão sendo realizadas com as equipes para alinhar esses protocolos. “Precisamos que os nosso profissionais tenham mais segurança sobre o que realizamos no Cemai e, antes da inauguração, eles vão passar por uma série de treinamentos, sobretudo para que saibam lidar com possíveis casos de urgência e emergência.”

LEIA MAIS: Novo Cemai será inaugurado em 21 de março com atendimento renovado

Publicidade

Instalações e equipamentos são diferenciais
Na recepção e na sala de espera, as pessoas verão as grandes mudanças promovidas. A promessa é que as instalações tornem o Cemai um espaço humanizado, enquanto pais e filhos aguardam o atendimento. Junto à sala de espera da pediatria, serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação com televisão, livros infantis, materiais de desenho e mesinhas para colorir. Do lado de fora, os pequenos contarão com uma pracinha.

Na ala de pediatria serão quatro consultórios, sala de triagem e acolhimento, sala de procedimentos, sala de nebulização, farmácia, sala de atendimento de urgência e emergência, além da sala de observação para sete pacientes. Com a instalação da sala de observação, a expectativa é reduzir o número de internações hospitalares. Na ala de ginecologia, serão três consultórios, duas salas de procedimentos, sala de espera e outra para enfermagem.

Outro diferencial do novo Cemai está nos equipamentos. Serão comprados ultrassom e raio X móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico, entre outros instrumentos hospitalares de última geração. Isso para tornar o espaço mais resolutivo e evitar que os pacientes tenham de ser deslocados para realização de exames.

Publicidade

Por dia, o Cemai atende uma média de 95 crianças e encaminha, também em média, duas para urgência e emergência. No local também são realizados procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e nebulizações. A média é de 160 procedimentos por dia. O setor de ginecologia, que funciona 12 horas por dia, realiza em torno de 30 consultas diárias. Também estão em acompanhamento cerca de 50 gestantes em pré-natal de alto risco e, aproximadamente, 10 adolescentes grávidas.

LEIA TAMBÉM: Bairro Ana Nery vai receber posto de saúde sustentável

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.