Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

pelo mundo

Ex-aluna da Unisc é reconhecida como cidadã australiana

Joana na cerimônia de entrega do certificado

Uma ex-aluna do curso de Química Industrial da Unisc agora é cidadã australiana. No dia 26 de janeiro, em Sydney (capital do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália), Joana Rocha fez o juramento e se tornou cidadã do país onde reside há 14 anos. O certificado de cidadania foi entregue pela governadora do estado, Margaret Beazley, durante uma cerimônia anual de comemoração pelo Dia da Austrália (Australia Day).

“Foi uma honra me tornar cidadã australiana, nesse país que me recebeu de portas abertas e me deu muitas oportunidades. Há 14 anos, a Austrália é a casa que eu escolhi para viver. Então, ter sido convidada para essa cerimônia especial foi um privilégio imenso, porque pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de participar. Poder agora dizer que eu sou australiana é simplesmente uma sensação indescritível”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Advogada santa-cruzense recebe prêmio internacional

Publicidade

Sobre a trajetória acadêmica e profissional, Joana conta que colou grau em Química Industrial pela Unisc em 2008. Duas semanas depois da formatura, embarcou para Sydney com o intuito de permanecer no país por um ano, aprender inglês e ter a experiência de morar fora do Brasil. Na bagagem, tinha muita disposição e também muitas incertezas. “Os dois primeiros anos foram de bastante trabalho e crescimento pessoal. Muitas experiências, muitas viagens e o convívio diário com culturas diversas. No início da minha estadia na Austrália, meu nível de inglês era baixo, mas em dois anos eu já tinha fluência e prestei a prova do IELTS (teste de proficiência na língua inglesa)”, frisou.

Por ter conquistado médias altas na prova, foi aceita no curso de Mestrado em Química Orgânica na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), onde ganhou bolsa de estudos para trabalhar em tempo integral numa pesquisa na área de química médica (desenvolvimento de novos medicamentos). Os resultados positivos da pesquisa de mestrado a levaram a cursar doutorado pela UNSW.

A egressa de Química Industrial da Unisc trabalha há cinco anos para a multinacional Solvay. “Deixar o meio acadêmico e voltar para a indústria foi uma decisão bem importante, e que me trouxe a oportunidade de trabalhar com times de vários países da Europa e Ásia. Isso contribui diariamente para o meu crescimento profissional”, ressaltou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense é nomeada para cargo de chefia no MEC

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.