Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRANSPORTE URBANO

Motoristas e cobradores anunciam estado de greve e aguardam resposta do consórcio TCS

Foto: Aline Silva

Na manhã desta sexta-feira, 4, motoristas e cobradores do Consórcio TCS estão reunidos em assembleia em frente ao Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A categoria debate os próximos encaminhamentos da pauta de reivindicações. Eles afirmam que não tiveram retorno da empresa a respeito das demandas. Por isso, entrarão em greve se a pauta não for aceita.

O cobrador Gerson Luis da Silva, diz que a categoria busca o que foi prometido em reunião com a prefeitura, promotor público e o consórcio. “Eles iam sentar para negociar. Mandamos a pauta e até agora não tivemos resposta.” Na assembleia, a categoria quer decidir se dá mais um tempo para a empresa ou se inicia a greve. “Peço aos colegas que estão agora trabalhando que venham até aqui discutir conosco. É um direito deles. Chega de manipulação.”

LEIA MAIS: Motoristas e cobradores organizam assembleia para cobrar reajuste salarial

Publicidade

Outro representante da classe, Vilson Sidney do Nascimento, explica que a categoria quer reposição salarial de 10,48%, mesmo índice da inflação do ano passado, mais R$ 200,00 de vale-alimentação e quebra de caixa. “Precisamos deixar claro para a população que não queremos parar, só queremos receber os nossos direitos. Nossos salários estão defasados, tanto de motorista como cobrador, não conseguimos levar mais comida para dentro de casa.”

Consórcio diz que terá resposta após o dia 8

Contatado pela reportagem do Portal Gaz, o gerente do Consórcio TCS, Zaqueu Paulo Forgiarini, afirmou que a empresa só terá uma resposta concreta às demandas dos trabalhadores a partir da terça-feira da próxima semana, dia 8. Ele afirma que o consórcio teve uma reunião nessa quinta-feira, 3, na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. O secretário Everton Oltramari teria dito que tem um encontro marcado para segunda, 7, com representantes da Fundatec, empresa que foi contratada para realizar um estudo sobre o transporte coletivo em Santa Cruz.

“Na terça-feira, dia 8, a agência reguladora, o Consórcio TCS e a secretaria vão sentar para conversar sobre esse assunto também, porque impacta em todo o transporte coletivo. Então, a partir do dia 8, como já foi informado para o sindicato da categoria, vamos fazer essa reunião (com os trabalhadores). Depois que essa reunião for realizada, aí nós vamos ter condições de responder o que será ou não atendido da demanda da categoria”, argumentou Forgiarini.

Publicidade

Mobilização desta sexta afeta disponibilidade de ônibus

Leitores já relatam falta de ônibus em circulação, com a mobilização dos trabalhadores. O Consórcio TCS confirma que há impacto, mas ainda não há precisão sobre em quais linhas. “Naturalmente (há impacto) sim, pois não temos o número exato de pessoal que aderiu à paralisação. Estamos acompanhando para saber quais horários serão afetados”, disse o gerente Zaqueu Forgiarini.

Colaborou a repórter Aline Silva

Foto: Aline Silva

LEIA MAIS: Após reunião com empresas, Prefeitura e MP, categoria decide pelo fim da greve

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.