Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

investigação

Assassinato no Santa Vitória foi vingança por crime cometido há quase 9 anos

Foto: Divulgação Polícia Civl

Prisão ocorreu na manhã desta quarta

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira, 2, o principal suspeito de ser o autor do homicídio ocorrido na madrugada de 18 de dezembro de 2021, em frente a uma festa, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul. Ele tem 26 anos e foi localizado em uma residência do mesmo bairro onde ocorreu o assassinato.

Conforme a investigação da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), o suspeito efetuou seis disparos de arma de fogo em Armindo Peter Cardoso, de 35 anos, que faleceu no local. “Recebemos informações e aprofundamos os elementos acerca da autoria, terminando por identificador esse homem de 26 anos como autor”, explicou o delegado Alessander Zucuni Garcia.

Durante a investigação, cinco testemunhas foram ouvidas pela 2ª DP. Dentre as descobertas dos investigadores, chama a atenção a motivação para o crime. “O Peter foi investigado e indiciado no ano de 2013 pela morte do irmão desse homem que prendemos como autor do homicídio. Conseguimos apurar elementos que comprovam esta ligação entre os dois crimes”, disse Alessander.

Publicidade

O assassinato ao qual o delegado se refere aconteceu em 5 de maio de 2013, também no Bairro Santa Vitória. Armindo Peter Cardoso foi indiciado pela Polícia Civil como um dos três executores de Emerson Silva de Vargas, de 15 anos, conhecido pelo apelido de “Nenê”. No entanto, em julgamento ocorrido em 12 de agosto de 2015, Peter foi absolvido no Tribunal do Júri, realizado no Fórum de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: VÍDEO: homem é morto a tiros no Bairro Santa Vitória

Vítima fazia segurança em festa

O delegado Alessander Zucuni Garcia revelou detalhes da investigação que culminou na prisão do homem de 26 anos nesta quarta-feira. “A vítima fazia, de forma informal, a segurança na festa realizada no Bairro Santa Vitória. Em um determinado momento, naquela madrugada, ele se afastou para um local com menos luz, em frente à residência onde ocorria o evento, e foi surpreendido pelo atirador”, explicou.

Publicidade

O mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão, solicitados pela 2ª DP e autorizados pelo Poder Judiciário, foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, no Bairro Santa Vitória, com apoio de agentes da 1ª DP e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Foram apreendidos eletrônicos e outros itens que serão analisados pelos investigadores. A 2ª DP aguarda o resultado de algumas perícias para concluir o inquérito, que deve ser remetido ao Poder Judiciário ao longo dos próximos dias.

Ouvido pela Polícia Civil, o suspeito do homicídio em dezembro de 2021 negou a participação no assassinato de Peter. O homem de 26 anos, que tem um registro por roubo em sua ficha policial, será indiciado por homicídio qualificado. A qualificadora – dispositivo que pode ampliar a pena – foi elencada pelo recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Seu nome não foi revelado pelas autoridades policiais.

LEIA MAIS: Acusados de matar adolescente em Santa Cruz vão a júri

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.