A nova configuração do trânsito em um trecho da Rua Gaspar Silveira Martins, realizada há pouco mais de uma semana, já está surtindo efeito entre os condutores que passam todos os dias pelo local. Em cinco quadras da via, entre a Thomaz Flores e a Coronel Oscar Jost, foram feitas alterações na sinalização, adicionadas pistas extras e boxes para conversão à esquerda nos cruzamentos das vias transversais, dando mais vazão e evitando a interrupção do fluxo.
O empresário Juan Rauber, de 20 anos, circula quatro vezes por dia pelo trecho e aprovou o novo cenário da via. “Melhorou muito nos quatro horários de pico. Deu mais agilidade e ficou menos estressante, inclusive nas conversões, que antes trancava muito o trânsito”, afirmou.
Também foram removidos os estacionamentos em ambos os lados da via, no período das 7 horas às 19 horas. Mudança aprovada pelo aposentado Milton Golcken, de 60 anos. Morador de Linha Santa Cruz, é pela Gaspar Silveira Martins que ele acessa o Centro da cidade. “Agora a rua ficou mais larga, me sinto mais seguro”, declarou.
Publicidade
Já o gesseiro André Machado, de 38 anos, também aprovou as alterações e sugeriu mais mudanças. “Passo por aqui várias vezes por dia. Agora o trânsito está mais ágil. Talvez seria bom instalar mais um semáforo no acesso ao Parque da Gruta”, sugeriu.
Bairro Arroio Grande ganha mais um trecho de ciclofaixa
Outra ação prevista no Mobiliza Santa Cruz também já está em andamento: a execução, no Bairro Arroio Grande, de 700 metros de ciclofaixa, na Avenida Euclides Kliemann. O trecho foi ligado à pista já existente na Rua Barão do Arroio Grande e, nos próximos dias, será conectado à ciclofaixa da Avenida Paul Harris. A intervenção integrará a Ciclovia Norte-Sul, que terá a ciclofaixa desde o início da Avenida Independência, no cruzamento com a RSC-287, até o Bairro Aliança.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, destaca as etapas de execução do projeto Mobiliza Santa Cruz. “Estamos iniciando pelas obras mais simples, e vamos dar continuidade, ao longo do ano, nas demais intervenções. O objetivo do plano de mobilidade é melhorar a segurança e a fluidez no trânsito, e em consequência, melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazendo com que elas tenham mais tempo para aproveitar com a família e os amigos”, declarou.
Publicidade
Mobiliza Santa Cruz
Considerado o maior plano de mobilidade humana da história do Município, o Mobiliza Santa Cruz prevê obras como a construção de um viaduto no Arroio Grande, duplicação da BR-471, implantação de rótulas nos cruzamentos com maior fluxo e novas ciclofaixas. O investimento total será de R$ 50 milhões. A iniciativa tem como objetivo promover mais segurança e mobilidade a pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e condutores de veículos.
LEIA MAIS: Obras mudam a paisagem em um trecho da Marechal Floriano
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade