O início da semana será marcado pelas tradicionais celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, em Rio Pardo. Nesta terça-feira, 1º, às 20 horas, está agendada uma procissão em homenagem a Iemanjá. A saída está marcada para às 20 horas, da Casa da Mãe Nara de Iemanjá, na Rua Pinto de Castro, número 270, no Bairro Ramiz Galvão.
O percurso, que será feito de carro pelos participantes, irá passar pelas principais ruas da cidade, seguindo até a Praia dos Ingazeiros, onde serão realizados ritos religiosos. A celebração costuma reunir cerca de 3 mil pessoas que vêm de todo o Rio Grande do Sul para pagar promessas e entregar oferendas à Mãe das Águas.
“Será uma homenagem singela à Iemanjá. Um carro dos Bombeiros irá levar a imagem dela que, desta vez, não poderá ser tocada pelos participantes, em virtude dos protocolos da Covid-19. Também vamos levar um caíque para as pessoas colocarem suas oferendas. Todos devem usar máscara”, salientou a ialorixá Nara de Iemanjá.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Chico transformou a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes em música
Já na quarta-feira, feriado no município, ocorrerá a homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e pescadores. Uma procissão, também motorizada, está marcada para iniciar às 19 horas, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Fortaleza. Às 19h30, ocorrerá uma missa ao ar livre, junto ao mirante da Avenida Perimetral.
Volta é celebrada
A Prefeitura de Rio Pardo apoia os eventos. “É muito importante esse retorno das atividades em todos os meios. Rio Pardo é um município conhecido pela religiosidade, com descendência portuguesa e afro. Ficamos felizes que cada vez mais possamos trabalhar a realização dos eventos na nossa cidade, visando apoiar todas as entidades, em qualquer âmbito”, comentou o secretário de Turismo, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello.
Em 2021, os eventos foram realizados em formatos menores, devido ao aumento de casos da Covid-19. Neste ano, outra tradição deixará de ser realizada, mas por outro motivo. A procissão fluvial, dos barcos pelas águas do Rio Jacuí, não acontecerá. “Por precaução, devido ao baixo nível do rio, optamos por não fazer a procissão fluvial este ano”, salientou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes comemora 80 anos
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade