Arthur Pedra Rosin nasceu no ano passado, em 29 de julho, minutos depois da irmã gêmea, Milena. Diagnosticado com craniossinostose sagital, que provoca um alongamento e estreitamento do crânio – condição chamada de dolicocefalia –, o menino precisa de uma cirurgia para correção. O procedimento deve ser feito o mais breve possível, para evitar sequelas em relação à deformidade.
A família é moradora de Santa Cruz do Sul. A mãe, Josiane Pedra, está em busca do encaminhamento para a cirurgia, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, porém, Arthur precisa de uma consulta com um neurologista em Cachoeira do Sul, município que é referência na área para a região. “Não consigo internação pelo SUS se fizer uma consulta particular. Não recebi sequer auxílio-maternidade. Estou desempregada. Não tenho como arcar com os custos”, relata Josiane.
LEIA MAIS: Santa Cruz vacina crianças de 9 anos contra Covid-19 a partir deste sábado
Publicidade
A consulta já foi desmarcada duas vezes. Agora, foi remarcada para 2 de fevereiro, às 13h30. A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul estava ciente da situação e aguardava um retorno da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que abrange Cachoeira do Sul. A 8ª CRS informou que consultas foram desmarcadas no setor de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) em razão de urgências no serviço, no início do mês. A vereadora Nicole Weber (PTB) também acompanha o caso.
Josiane já apresentou os laudos à Defensoria Pública para provar a necessidade de urgência. Quanto mais o tempo passa, mais problemas podem ocorrer no desenvolvimento cerebral. Ela espera que a consulta não seja desmarcada novamente. “Estou empenhada há seis meses nessa missão e só vou sossegar quando o Arthur estiver bem”, desabafa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!