No dia 16 de fevereiro, Ijuí vai sediar o 10º Grito de Alerta, evento já tradicional e que é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). Aproximadamente 200 pessoas da região do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí devem participar da atividade. O foco, neste ano, será a estiagem que assola o Estado e a busca por ações efetivas por parte do governo, para minimizar os danos.
O coordenador da Regional do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Sérgio Luiz Reis, explica que o evento estava previsto para ocorrer em 3 de março. Contudo, devido à estiagem e à dificuldade de atenção às pautas relacionadas ao problema, decidiu-se pela antecipação do Grito de Alerta. “Será mais focado nas medidas emergenciais para combate aos efeitos da estiagem. A Fetag-RS teve vários encontros com secretarias do Estado e também tivemos a visita da ministra da Agricultura, mas não tivemos êxito na maioria das questões, nem sinalização de um aporte. Por isso, as 23 regionais resolveram antecipar o Grito de Alerta.”
LEIA MAIS: Prefeituras da região agem para atender a população em meio à estiagem
De acordo com Reis, no dia, será realizada uma caminhada com entrega de pautas em diversos órgãos públicos, como Receita Federal, Banrisul, Caixa Federal, entre outros, para requerer um apoio do governo em relação às medidas propostas. O coordenador regional salienta que a excursão sairá com quatro ou cinco ônibus, movimentando cerca de 200 agricultores da região até Ijuí.
Publicidade
Quem deseja participar da viagem e do 10º Grito de Alerta deve entrar em contato com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de seu município. As inscrições já estão sendo recebidas.
LEIA MAIS: Estiagem causa prejuízos à agricultura e ameaça o abastecimento do País
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade