Olá, pessoal! Tudo bem? Na semana passada, finalmente conseguimos concluir a colheita do tabaco na safra 2021/2022. Enchemos as duas últimas fornadas, que agora estão secando. Na foto acima, estamos todos juntos, em nossa propriedade, ao encerrar a colheita: ali aparecemos eu, minha esposa Louvane, meu pai Aloísio, minha mãe Rosa, mais o Alan Toigo, nosso vizinho Nestor Hentschke e o seu Romeu Hister, que nos auxiliaram na tarefa.
Agora, é hora de classificar para a venda
Depois de um começo de ciclo bastante chuvoso, e com muito frio, parecia que finalmente o desenvolvimento da lavoura seria normal. Mas esse forte calor na reta final da temporada, ainda com falta de chuva em alguns períodos, prejudicou um pouco, tanto a cor das folhas depois de secas quanto o volume. Nas próximas semanas, já vamos nos ocupar com a classificação e, logo depois, passar a planejar a comercialização. Neste caso, é um ano bastante atípico, pois a procura por tabaco já está intensa desde cedo, e os produtores acabam não tendo muita clareza sobre qual o melhor momento de fazer a venda da produção.
Visitamos a família Kist em Venâncio Aires
Se aqui em casa finalizamos a colheita, nessa segunda-feira, 10, fomos conferir a propriedade do casal Antônio Jacob Kist, 47 anos, e Márcia Inês Kist, 46, em Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires. Márcia aparece na foto ao meu lado na lavoura. Por lá, a colheita dos 90 mil pés que cultivaram nesta safra deve ser encerrada na próxima semana, e o frio, a exemplo de várias áreas em toda a região, também retardou esse ciclo. Os Kist tiveram nos últimos dias uma surpresa e tanto: uma vaca ganhou nada menos do que quadrigêmeos, três fêmeas e um machinho. Eles chamaram um veterinário, que acompanhou o parto, e todos os terneirinhos estão bem. A Gazeta do Sul inclusive vai trazer uma matéria especial sobre esse fato inusitado ao longo da semana.
Publicidade
Outra viagem para o Sul do Estado
Nesta quinta-feira, 13, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, vamos viajar até o Sul do Estado para conferir o andamento da safra de tabaco por lá. Pretendemos visitar Canguçu, Camaquã e São Lourenço do Sul, entre outros municípios, e na semana que vem contaremos por aqui o que vimos.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a primeira lavoura já foi toda colhida
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade