É situação que ninguém deseja, mas comum. De repente, você percebe que perdeu os documentos. Além de fazer boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, antes de providenciar a segunda via e passar por grandes aborrecimentos, talvez o que você procura esteja entre os achados e perdidos dos Correios. Segundo a empresa, somente em 2021, cerca de 90 mil documentos foram registrados no sistema. Em 2020, foram 94 mil. De acordo com dados enviados pelos Correios à Agência Brasil, apenas 3% desse montante volta para as mãos dos verdadeiros donos.
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Antes da pandemia, a média anual era superior a 170 mil. Nos Correios, a documentação perdida fica disponível por apenas 60 dias. A partir daí, o material recolhido é enviado aos órgãos emissores. Para saber se um documento está na pilha recebida pelos Correios, basta acessar o sistema Achados e Perdidos ou procurar a agência dos Correios. Outra opção é realizar a consulta pela Central de Atendimento dos Correios, nos fones 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas), 0800 725 7282 (demais localidades) ou 0800 725 0898 (pessoas com deficiência auditiva).
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Caso seu documento tenha sido encontrado, na hora de resgatar, além de pagar taxa de R$ 5,95, o dono precisa ser identificado pela foto, fornecer o nome dos pais e apresentar boletim de ocorrência (original e cópia). Caso você encontre documento na rua, a orientação é entregar em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o País.
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