O modelo meteorológico norte-americano GFS prevê elevação drástica de temperatura no Estado. Segundo a projeção, há possibilidade de temperatura de 47 graus na área de Porto Alegre na próxima semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, essas ondas de calor têm aparecido em diversos sites e aplicativos que oferecem previsão do tempo gerada por computador a partir de um ou mais modelos, sem consulta de um meteorologista.
O que é um modelo meteorológico?
São previsões feitas por supercomputadores, que analisam inúmeros cálculos a partir de equações matemáticas realizadas em determinado número de horas a partir das observações de satélites, estações de superfície e outros equipamentos. A partir do processamento destes dados, que são indexados no computador, são feitas simulações futuras.
As projeções de modelos para sete a dez dias no verão são menos confiáveis do que no inverno, segundo a MetSul. Isso porque a atmosfera mais quente e instável facilita mudanças radicais e frequentes. Em contrapartida, no outono e no inverno as previsões costumam ser mais regulares e com menos alterações.
Publicidade
Se realmente se confirmarem as previsões feitas pelos supercomputadores, será batido o recorde de temperatura registrado em Porto Alegre, que é de 40,8 graus em 1943. Será quebrada, também, a maior marca do Rio Grande do Sul – 42,6 graus, em 19 de janeiro de 1917, no município de Alegrete, e 1º de janeiro de 1943, em Jaguarão.
Em síntese, a chance de altas temperaturas na metade do mês é real, mas as marcas apresentadas pelo modelo meteorológico GFS são questionáveis.
LEIA TAMBÉM: Primeiro dia de 2022 deve ser marcado por temperaturas acima dos 40 graus
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!