Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENÂNCIO AIRES

Com alta de 1.000% nos novos casos, comitê quer mais consciência da população

Encontro ocorreu na Prefeitura de Venâncio Aires nessa quarta

A mudança no cenário epidemiológico em Venâncio Aires e em todo o Rio Grande do Sul motivou, na tarde desta quarta-feira, 5, uma reunião extraordinária do Comitê de Combate à Covid-19, na Prefeitura. Com alta de mais de 1.000% em novos casos registrados no município nos últimos dias, o grupo avalia medidas para reduzir o contágio, ampliar a vacinação de segunda e terceiras doses e melhorar o atendimento na rede pública de saúde.

Presidido pela vice-prefeita Izaura Landim, o comitê é o órgão gestor responsável pelas políticas públicas na área de combate à pandemia. Sem novos decretos estaduais de restrição à eventos ou atividades, o Município decide manter também o caráter orientativo, apostando na retomada da conscientização da população. “Acreditamos que esse é o momento de voltar a sensibilizar para o uso da máscara e a importância da vacinação. Apesar do aumento de casos, na maioria são sintomas brandos e não há superlotação do hospital. Precisamos é reforçar os cuidados para reduzir a contaminação”, destacou a vice-prefeita e enfermeira Izaura Landim.

LEIA MAIS: Em dois dias, 19% dos assintomáticos testados tiveram resultado positivo para Covid-19

Publicidade

O aumento no número de casos refletiu diretamente nos atendimentos da UPA do Bairro Cruzeiro e postos de saúde. Nos últimos oito dias foram 1.548 atendimentos na UPA, sendo 40% com sintomas respiratórios, e mais de 4 mil atendimentos nas unidades básicas. “Vamos estudar o reforço na nossa rede de atenção básica, pois já estamos notando aumento na procura nesses primeiros dias. Além disso, já autorizamos a compra de mais 5 mil testes antígenos para garantir a ampliação da testagem”, declarou o secretário de Saúde, Tiago Quintana.

LEIA MAIS: VÍDEO: Ministério da Saúde anuncia vacinação de crianças a partir do dia 13

A epidemiologista Sandra Knudsen avaliou o momento como atípico, com aumento no número de casos, porém com sintomas diferentes, leves, e, muitas vezes, confundidos com os da gripe, que também vive uma onda de contágio. “Não se trata de uma censura com relação ao que aconteceu. Realmente estávamos num momento mais tranquilo que permitiu o relaxamento, mas agora devemos orientar para as pessoas voltarem os cuidados com o uso da máscara e especialmente a vacinação, que tem demonstrado um grande diferencial entre os pacientes contaminados”, avaliou a médica especialista.

Publicidade

Por fim, o prefeito Jarbas da Rosa destacou que aguarda manifestação das associações regionais e do Governo do Estado quanto a futuros decretos ou qualquer medida de fiscalização municipal. “Por enquanto, seguiremos apenas as medidas orientativas e a avaliação do cenário”. Para trabalhadores positivados com Covid-19, a rede de saúde será orientada a manter o isolamento domiciliar de 10 dias e apenas orientar os demais membros da família sem sintomas.

Mutirão de vacinação no sábado

A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires prepara para o próximo sábado, 8, um mutirão de vacinação contra a Covid-19, no Centro da cidade. Das 8 horas ao meio-dia, na Travessa São Sebastião Mártir, serão oferecidas doses 1, 2 e 3 para pessoas acima de 12 anos de idade. Até o momento, 97,4% da população apta já recebeu a 1ª dose contra a Covid-19 em Venâncio Aires. No entanto, a 2ª dose atingiu 84,8% da população e a dose reforço apenas 11,2%. “É muito importante completar o esquema vacinal, especialmente neste momento de aumento no contágio. A vacina já se mostrou eficiente no controle de casos leves”, destaca o secretário de Saúde, Tiago Quintana.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.