A Secretaria Municipal de Educação (SEE) deu posse, nesta segunda-feira, 3, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores, aos novos diretores e vice-diretores das 21 escolas municipais de ensino fundamental de Santa Cruz do Sul, eleitos para a gestão 2022-2024. O ato foi presidido pelo prefeito em exercício Elstor Desbessell, que compôs a mesa de honra juntamente com o presidente do Legislativo, Rodrigo Rabuske, o secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, a coordenadora adjunta da 6ª CRE, Salete Kirst, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Cristina Conrad.
Aos pares, os novos gestores foram chamados para receber os certificados e, na sequência, o prefeito em exercício deu posse aos diretores e vices, com a assinatura da ata. Eles serão responsáveis pela gestão das escolas nos próximos três anos. Ao final da cerimônia, todos se reuniram no plenário para uma foto oficial.
Ao se dirigir aos novos diretores, o secretário João Miguel Wenzel comemorou o fato de que o ato de posse acontece de forma presencial, após um 2021 ainda marcado por muitas restrições. Ele destacou que, apesar do ônus do cargo, em todas as escolas, professores se dispuseram a concorrer e aproveitou para pedir mais tolerância, empatia e paciência na superação de momentos difíceis que, porventura, possam surgir no decorrer do novo ano. “O diretor exerce uma função fundamental dentro da escola, é ele que dá o norte. Direções fortes significam escolas fortes. Parabéns a todos vocês pelo envolvimento, pela luta e por acreditarem numa educação de qualidade”.
Publicidade
O prefeito em exercício, Elstor Desbessell, fez questão de transmitir o abraço da prefeita Helena, que está em férias, e disse que é um privilégio representá-la em um momento tão especial. Ele afirmou que a educação é um dos pilares da sociedade e fez menção à escritora Lya Luft, que faleceu na última quinta-feira, 30, dizendo que ela também passou pelos bancos escolares e deve servir de modelo e inspiração às novas gerações. “São essas sementes de esperança que precisamos plantar em cada estudante, para que eles realmente acreditem no poder transformador da educação”.
LEIA MAIS: Prefeitura planeja instalar placas solares em 13 escolas do município
Ao fazer um breve retrospecto do ano, Elstor lembrou dos problemas enfrentados no início de 2021, com o agravamento da pandemia e as duas enxurradas consecutivas, que causaram grandes prejuízos ao município. Por outro lado, falou da superação das dificuldades e listou as conquistas para a área da educação, como a aquisição de uniformes para os estudantes, distribuição de 11 mil kits alimentação em meio à pandemia, compra de 750 notebooks, previstos para serem entregues em março, de condicionadores de ar para que todas as salas estejam climatizadas, aquisição de computadores para as secretarias das escolas e de mochilas e estojos entregues no final do ano. Também destacou o investimento em energia solar para 13 emefs e emeis, o trabalho de revitalização nos educandários da rede e ressaltou o projeto de prevenção à violência, o Pacto pela Paz, que será implementado este ano.
Publicidade
Também o presidente da Câmara, Rodrigo Rabuske, dirigiu algumas palavras aos gestores, enfatizando que acima dos cargos existem seres humanos. Ele ressaltou a confiança depositada neles por todo o corpo docente e falou do orgulho que sente por ter estudado em escola pública. Também afirmou que o Legislativo é a casa do povo e que as portas estarão sempre abertas. “Sintam-se convidados a estar aqui, somos servidores de vocês, assim como vocês são servidores da comunidade. Sei que farão o melhor”.
O pleito eleitoral para escolha das equipes diretivas foi realizado em 9 de dezembro de 2021, com votação nos próprios estabelecimentos de ensino. O processo tem como base a Lei Ordinária 3.642, de 1º de novembro de 2000, alterada pela Lei 4.927, de 22 de agosto de 2006. Uma comissão eleitoral foi formada e teve como presidente o secretário municipal de Educação e como demais membros, o procurador Claysson Morimoto e a representante dos Conselhos Escolares Neusa de Oliveira. Puderam votar profissionais da educação, pais, alunos e funcionários.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Prefeitura firma pacto para diminuição da violência no município
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!