Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA

Com presença de Brizola, Sinimbu comemorou centenário em 1958

Brizola, governador eleito, no estande do produtor Franz Ristow | Foto: Arquivo de Fernando Hennig

No período de 15 a 23 de novembro de 1958, quando ainda era o 4º distrito de Santa Cruz do Sul, Sinimbu realizou grandes festividades para marcar os 100 anos da colonização alemã na localidade. O evento contou com a presença do recém-eleito governador do Estado, Leonel Brizola.

A organização foi coordenada por Teobaldo Kanitz, Bruno Thofehrn e Guilherme Dorfey. A abertura oficial ocorreu no domingo, dia 16. Por motivos de força maior, o governador Ildo Meneghetti não pôde comparecer.

As atividades ocorreram no campo do GE Sinimbu, onde foram montadas estruturas para abrigar o público e a Exposição Agropecuária, Industrial e Pecuária. Ela contou com 43 expositores, com destaque para o estande da Souza Cruz. No setor agropecuário, a Cooperativa São João, de Bom Retiro, foi muito elogiada.

Publicidade

Celebração dos 100 anos recebeu cobertura da Gazeta do Sul

A festa teve eventos populares, incluindo o baile de coroação da rainha Ivone Bublitz. Ocorreram também apresentações de balé da escola da professora Anne Quatke, Coral Santa Cecília e grupos de danças. Outra atração foi o torneio de tiro ao alvo.

LEIA TAMBÉM: Confira mais detalhes da enchente que atingiu Sinimbu em 1919

Para garantir a iluminação noturna, a CEEE manteve um grupo de funcionários na vila. O prefeito Walter Kaempf também reforçou as equipes e as máquinas para melhorias na localidade. As iniciativas foram positivas, pois dois temporais durante o evento provocaram muitos estragos e falta de luz.

Publicidade

No dia 21, sexta-feira, a festa recebeu a visita do governador eleito, Leonel Brizola. Ele percorreu a exposição e almoçou com a comunidade. Brizola estava acompanhado do deputado santa-cruzense Siegfried Heuser que, no final do ano, foi confirmado como secretário da Fazenda do novo governo.

As festividades encerraram-se dia 23, com baile no salão Jochims & Bublitz, animado pelo Jazz Batucada. O centenário é lembrado com o monumento aos colonizadores, instalado na Praça do Imigrante.

A rainha Ivone Bublitz e Leonel Brizola | Foto: Arquivo de Fernando Hennig

Colaborou: Fernando Hennig

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.