Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTIAGEM

Rio Pardinho deixa de transpor barragem em ponto de captação para o Lago Dourado

Foto: Márcio Souza

A estiagem será tema de reuniões, nesta semana, no poder público de Santa Cruz do Sul. A preocupação já havia sido demonstrada há alguns dias, em função dos prejuízos que estão sendo calculados no meio rural. Agora, outro indicador reforça o sinal de alerta. O Rio Pardinho deixou de transpor a barragem, o que faz com que a água seja destinada apenas ao Lago Dourado e em quantidade reduzida à capacidade.

A preocupação foi apontada pelo secretário municipal da Agricultura, Hardi Panke. “Essa situação faz com que a captação de água passe a ser, também, com a reserva do Lago Dourado”, alerta. Entende que a expectativa dos técnicos é de que seja suficiente para um período de seis meses, mas defende que as pessoas utilizem de forma consciente, evitando desperdícios. Segundo Panke, o prefeito em exercício, Elstor Desbessell, realizará encontro nesta semana para tratar sobre essa dificuldade e a possibilidade de um decreto de emergência.

LEIA MAIS: Rio Pardinho precisa da ajuda de todos; saiba como fazer a sua parte

Publicidade

Panke reforça que medidas preventivas foram adotadas para a reserva de água, mas isso terá pouca efetividade se demorar muito para voltar a chover. As previsões meteorológicas dão conta de que o verão será de temperaturas bem elevadas e pouca precipitação. E quando a chuva ocorrer ainda será de forma irregular, com pancadas localizadas, como aconteceu na tarde desse domingo, 2. Em alguns pontos de Santa Cruz, percebeu-se maior volume, noutros, pequena quantidade. A estação meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apurou 1,6 milímetro de acumulado.

Com a situação no Rio Pardinho, abaixo da barragem o manancial fica bastante reduzido. “O rio praticamente deixa de existir”, afirma o secretário. E a tubulação que leva a água para o lago não é preenchida em sua capacidade máxima, o que justifica a afirmativa de Panke, de que será utilizada a reserva.

As equipes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura fazem levantamento técnico para dar base ao prefeito Desbessell, caso ele verifique a necessidade de publicar decreto de emergência. Isso dará mais liberdade para tomada de decisões e utilização dos recursos públicos para minimizar os danos.

Publicidade

LEIA MAIS: Região já tem sete municípios em situação de emergência por causa da estiagem

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.