Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

estiagem

Falta de chuva já afeta o abastecimento na região

Rio Pardinho, em Sinimbu, já mostra os reflexos da estiagem: em estado de alerta Foto: Hardvig Meinhardt/Divulgação

A Prefeitura de Sinimbu alertou a população que poderá faltar água nos próximos dias. A administração municipal reforçou que todos precisam usar a água disponível de forma consciente. Horários de interrupção no abastecimento não estão descartados. É aconselhado manter reservas nas residências e estabelecimentos comerciais.

O município é abastecido por poços. A Secretaria de Agricultura trabalha com a Emater/RS-Ascar para fazer um levantamento das perdas na produção agrícola. Algumas localidades do interior estão sendo atendidas com caminhão-pipa. A Prefeitura ainda não realizou um levantamento sobre as áreas abrangidas e o volume destinado às famílias.

A administração municipal frisou a importância de seguir recomendações para evitar o desperdício. Os moradores não podem lavar telhados, calçadas e veículos com água da rede pública. Também não devem regar gramados e jardins e precisam manter suas instalações hidráulicas em dia para evitar vazamentos. Denúncias de desperdício devem ser encaminhadas para o WhatsApp (51) 99962 7885.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura de Sinimbu alerta para possível racionamento de água nas próximas semanas

Outros municípios

Santa Cruz do Sul

Moradores de localidades como Alto Linha Santa Cruz enfrentam dificuldades com o fornecimento de água. Por conta da característica do relevo e aumento no consumo com as altas temperaturas, o abastecimento é interrompido com frequência.

De acordo com o gerente local da Corsan, Bruno Barreto, um poço foi perfurado, mas ainda precisa passar por trâmites burocráticos para ser regularizado. Há a projeção de que mais um poço seja perfurado no primeiro trimestre de 2022. Segundo Barreto, a região é sensível a qualquer vazamento na parte baixa.

Publicidade

Venâncio Aires e Mato Leitão

As prefeituras estão fazendo um levantamento de dados para definir se emitirão um decreto de situação emergencial por causa da estiagem. Até essa segunda-feira, 27, 45 municípios haviam decretado situação de emergência no Estado, mas apenas seis estavam com a homologação e reconhecimento.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vai emitir boletins toda segunda-feira com atualizações sobre as condições de disponibilidade hídrica nas bacias hidrográficas do Estado. O Rio Taquari está em estado de atenção, enquanto o Rio Pardo aparece em alerta.

LEIA MAIS: Prejuízo causado pela estiagem se aproxima de R$ 40 milhões em Venâncio

Publicidade

Dragas estão paradas em Rio Pardo

De acordo com André Luís Rauber, empresário do ramo de extração de areia, as dragas estão paralisadas no Rio Jacuí. Os estoques estão no fim e o prejuízo se acumula. Segundo ele, além do nível baixo de água, outro problema é a Barragem de Santo Amaro, em General Câmara, que precisa ser revitalizada. “Estamos enfrentando estiagens nos últimos dois anos, que é o período de dificuldade mais acentuada para trabalhar”, afirma.

Moradora de Porto Ferreira, Silvia Mitereschi registra diariamente as condições do Rio Jacuí por meio de fotos. “Está baixando muito rapidamente e vai seguir nesse ritmo se não chover nos próximos dias”, observa.

Foto feita nessa segunda-feira, 27, quando o nível estava em 5,15 metros | Foto: Silvia Mitereschi/Divulgação
Foto: Silvia Mitereschi/Divulgação

LEIA MAIS: Municípios começam a sentir os efeitos da estiagem

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.