Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

do outro lado do oceano

Estudante gaúcha que mora em Portugal organiza campanha em prol de escola de Sinimbu

Diretora Ingrid Kanitz, Laura Boettcher, secretário Rafael Schultz e a prefeita Sandra Backes junto aos itens que foram arrecadados

Do outro lado do oceano, uma estudante gaúcha em Portugal teve um olhar especial para as próprias raízes no Rio Grande do Sul. Em um projeto voluntário, arrecadou doações de empresas e pessoas físicas para aumentar o acervo da biblioteca e equipar a sala digital de uma escola em Rio Pequeno, interior de Sinimbu.

Natural de Porto Alegre, Laura Boettcher é bisneta do descendente de alemães Carlos Boettcher Filho, comerciante que muito contribuiu para desenvolver a comunidade de Rio Pequeno entre as décadas de 1940 e 1960. Após a morte dele, teve o nome eternizado na escola da localidade. A instituição atende, atualmente, 90 famílias, com um total de 113 alunos distribuídos entre a Educação Infantil e o 9º ano.

Na última vez em que esteve no Brasil, em 2018, Laura visitou a localidade de Rio Pequeno com a tia Marlise, uma das filhas de Carlos Boettcher ainda viva, e conheceu a escola. Ficou impressionada pela instituição pública manter o ensino de dois idiomas, o alemão e o inglês. Cursando o 12º ano na Oporto Internacional School, na cidade do Porto, em Portugal, ela desenvolveu o projeto voluntário. Até o momento, arrecadou mais de R$ 30 mil com empresas e pessoas físicas do Vale do Rio Pardo, computadores para a sala digital e livros em alemão doados pelo Goethe Institut do Porto, e obras em inglês repassadas pelas colegas no país europeu.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ação solidária entrega presentes para crianças no Loteamento Beckenkamp

Nessa quarta-feira, 22, a estudante voltou à Escola Carlos Boettcher Filho para realizar a entrega dos computadores e livros e atualizar o valor já arrecadado. “Quando estive aqui em 2018, percebi como a escola se conectava com toda a comunidade, isso abriu meus olhos. Sempre tive a oportunidade de estudar em colégios com currículos em inglês e em diferentes países. Essas doações contribuirão para um melhor ensino aos alunos, dando-lhes maiores chances de igualdade com as grandes redes de ensino”, afirmou Laura.

As empresas que contribuíram até o momento foram Metalúrgica Mor, Agro Comercial Germania, Borba Imóveis, Dupont Distribuidora (valores e computadores) e Imply. Diversos familiares de Carlos Boettcher Filho também repassaram doações. A produtora Pé de Coelho Filmes apoiou voluntariamente com a realização de um vídeo que divulga a instituição. “O estar longe da nossa terra nos faz dar mais valor às nossas raízes, pois elas sempre nos lembram quem somos, e nossas heranças fundamentam nossos propósitos. Hoje também consigo dimensionar a importância do acesso à educação”, disse a estudante gaúcha. A campanha segue até março.

Publicidade

Sentimento de gratidão na comunidade escolar

Na manhã dessa quarta-feira, Laura foi recebida na escola pela direção, professores, pais de alunos, pelo secretário de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Rafael Schultz, e também pela prefeita Sandra Backes. Após a doação de livros e também de computadores, começaram os depoimentos, todos marcados por um sentimento de gratidão.
“É um momento mágico. Quando falamos dessa escola, estamos falando dos nossos pais que aqui estudaram, da gente que também passou por essas salas de aula, dos nossos filhos. Ela é um ponto de referência. E é uma alegria poder contar com as raízes da família Boettcher, ainda mais num gesto tão lindo quanto o da Laura”, disse a diretora Ingrid Waechter Kanitz.

LEIA TAMBÉM: Projeto evidencia cultura e história de Sinimbu

Já a prefeita Sandra Backes frisou que a família Boettcher segue escrevendo a história da comunidade de Rio Pequeno por meio de Laura. “Todos seremos eternamente gratos por este nobre gesto. Que desperte em muitas pessoas esse olhar em fazer boas ações, ainda mais neste momento de dificuldades, em que tivemos de aprender a sorrir com os olhos”.

Publicidade

Para o presidente do Círculo de Pais e Mestres da instituição, Jaime Buboltz, a palavra exata é gratidão. “Eu estudei aqui e terei filhos nesta escola por, no mínimo, mais 15 anos. E é por eles que nos empenhamos para manter um espaço digno de ensino. Essa ajuda chega em um ótimo momento”.

Ansiosa para conhecer a Laura estava a estudante do 8º ano, Vitória Parnow, de 13 anos. “Estudo aqui desde os 4 anos, é a minha segunda casa. Então, achei incrível essa atitude dela. Estamos todos muito felizes”.

Como doar

Dados bancários:
Titular da conta: Cpm Esc Munic De 1 Grau Carlos Boettcher Filho
Banco: 748 (Sicredi)
Agência: 0156
Número da conta: 64101-0
Chave Pix: 01084871000101 (CNPJ)

Publicidade

Livros podem ser deixados na Inside Esportes, em Santa Cruz do Sul, na BR-471, número 1.703/quilômetro 122,30. Telefone 98149 1996.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa reconstitui construção de duas referências em Sinimbu

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.