Na última sessão ordinária de 2021, os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira, 20, um acordo de colaboração entre Prefeitura e Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (Apesc), mantenedora da Unisc, que vai permitir com que alunos com deficiência da rede municipal de ensino sejam acompanhados individualmente por profissionais de apoio.
Batizado de Escolas Inclusivas, o projeto prevê que estudantes de licenciatura da universidade atuem como monitores nas escolas de ensino fundamental, atendendo crianças e adolescentes com deficiência – seja física, intelectual, múltipla ou com Transtorno do Espectro Autista – ou com superdotação ou altas habilidades, que necessitam de assessoria pedagógica e auxílio para atividades como alimentação, locomoção e higiene.
LEIA MAIS: Prefeitura renova convênios com escolas de educação infantil
Publicidade
Segundo o líder de governo, Henrique Hermany (Progressistas), estima-se que sejam cerca de 70 estudantes nessa situação hoje. “Será um atendimento humanizado e personalizado, garantindo a eles o acesso à educação como a legislação federal estabelece”, observou. Professor da rede estadual, o vereador Alberto Heck (PT) lembrou que, embora já existam monitores atuando nas escolas, nem todas as crianças são atendidas e em algumas ocasiões os profissionais não têm a qualificação necessária. “Precisamos de pessoas que tenham essa qualificação”, falou.
Pelo acordo, a Prefeitura vai repassar R$ 870 mil ao longo do ano que vem à Apesc. A parceria terá prazo de 10 meses, contados a partir de 1º de março de 2022.
LEIA MAIS: Escola homenageia estudantes que se destacaram em ano desafiador para a educação
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!