Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM BRASÍLIA

Prefeito em exercício de Venâncio Aires vai à solenidade do Lixão Zero

O prefeito em exercício de Venâncio Aires, Celso Krämer, e o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, estiveram em Brasília nesta quarta-feira, 12, integrando o grupo de municípios representados no evento Programa Lixão Zero, da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana. O ato no Palácio do Planalto contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O encontro serviu como pontapé do programa do Ministério do Meio Ambiente, que visa garantir o melhoramento da gestão de resíduos sólidos por meio da lei federal que normatiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao participar do chamamento público, Venâncio Aires será um dos quatro municípios gaúchos na iniciativa, junto com Santo Antônio da Patrulha, Santo Ângelo e o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres). Também estará entre os 21 do país contemplados com recursos para investir em aquisição de equipamentos e materiais de consumo que possibilitem o fortalecimento do processo de gestão de resíduos sólidos.

A proposta contempla a implantação de uma unidade de compostagem, instalação de biodigestores em escolas do município e melhorias na coleta conteinerizada e na gestão dos resíduos que chegam à usina de triagem. Foram 1.135 propostas cadastradas por municípios e consórcios de todo o país. No total, R$ 4,1 milhões foram empenhados pelo governo federal e serão investidos na gestão do lixo doméstico.

Publicidade

Na próxima semana, a fiscal do Meio Ambiente, Carin Gomes, e a coordenadora da Central de Projetos, Marilini Petry, estarão em Brasília, onde participarão de um treinamento no Ministério do Meio Ambiente sobre a aplicação do recurso e posterior prestação de contas. “No momento, estamos em fase de planejamento das ações, que visam melhorar a qualidade da gestão de resíduos sólidos urbanos, reduzir custos e cumprir com as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente”, acrescenta a fiscal. A Prefeitura gasta em torno de R$ 6 milhões por ano para recolher, transportar e dar o destino final ao lixo.

LEIA TAMBÉM: Veja quais postos de Venâncio Aires abrem para o Dia D contra o sarampo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.