Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NATAL

Christkindfest chega à última semana de programação

Foto: Alencar da Rosa

Magia do Natal ocupou a rua principal da cidade, que teve as margens tomadas pelo público. Além do Papai Noel, personagens da Oktoberfest estavam nos carros alegóricos

Falta menos de uma semana para o Papai Noel fazer a tradicional visita nas casas, levando esperança, fé e, claro, o presente que foi solicitado na cartinha. Antes disso, porém, ele tem honrado alguns compromissos assumidos com as comunidades. Um exemplo foi o desfile temático natalino, que passou pela Rua Marechal Floriano na noite de sábado.

A segunda edição deste ano teve um diferencial. Além de contar com seis carros alegóricos e cerca de 120 figurantes, divididos em alas e nas alegorias, teve a presença de crianças e jovens da Escola Anelise Winter Idiomas e Intercâmbio, de Linha Santa Cruz, marcando a comemoração dos 172 anos da imigração alemã, com o Lanternenumzug (desfile com luzes de lanternas), que é tradicional dos imigrantes. Eles já haviam feito apresentação na Câmara de Vereadores, em sessão solene em homenagem à data que marca a chegada dos alemães no município.

LEIA MAIS: VÍDEO: espetáculo natalino encanta o público na Praça Getúlio Vargas

Publicidade

De acordo com Silvani Frantz e Anelise Winter, que organizam a caminhada das lanternas, a menção surgiu na comemoração dos 170 anos de colonização. No trajeto, foram distribuídas sementes de girassol, trazidas da Alemanha e cultivadas pelos alunos. “É uma ideia de multiplicação e motiva as crianças, que estão empolgadas, fazem o resgate da cultura e do idioma”, disse Silvani. Anelise acrescentou que o gesto representa uma semente de luz com valor simbólico. “A caminhada das crianças representa fé, algo que é celebrado há milhares de anos no dia 11 de novembro, pelos alemães.”

O desfile reforçou a sua característica inclusiva, com diversidade. Diferentes crenças tiveram a oportunidade de participar desse momento de comunhão e que reforça a união, com base no nascimento de Cristo. A abertura foi feita pelo abre-alas, com anjos anunciando o Natal em coreografia seguida do carro alegórico com a família símbolo da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Fritz, Frida, Max e Milli chegaram estilizados para o evento.

Gnomos, fadas ajudantes, anjos e integrantes dos grupos Sintonia Teatral, Santa Ciclismo, Jef’s Studio de Dança, Dugges Dance, Insigna Patinação e do CTG Rincão da Alegria não faltaram durante o trajeto, assim como a beleza das soberanas da 36ª Oktoberfest, rainha Luana Terezinha Rech e princesas Amanda Angélica Beckenkamp e Renata Maria Müller, além da soberana destaque, Luiza Fischer de Almeida. A parada acabou com o trenó do Bom Velhinho, tão aguardado pela criançada, e o Dindinho, que faz passeios diários pela cidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Bairros Senai e Santa Vitória recebem visita do Papai Noel

Crianças participaram como forma de lembrar e festejar a chegada dos primeiros imigrantes, em dezembro de 1849 | Fotos: Alencar da Rosa

Saúde do Papai Noel

Motivada com toda a movimentação, Amanda de Oliveira Santos, de 7 anos, corria na Marechal Floriano enquanto aguardava o desfile. Em uma das paradas, adiantou o que havia escrito na carta para o Papai Noel. “Quero um poppet (pop it), uma mola, uma bicicleta e uma boneca que gruda”, lista.

Se o Bom Velhinho atenderá a todos os pedidos é uma incógnita, mas o fato é que ele pode levar em consideração a preocupação da menina, quando o viu em uma das bicicletas do grupo Santa Ciclismo. “Não vai machucar as costas andando de bicicleta, Papai Noel”, gritava na margem da via, onde estava com a sua mãe, Paula Caroline de Oliveira. Moradora do Bairro Schulz, ela destaca a quantidade de opções para diversão na programação natalina deste ano. “Está muito bonito. São muitas alternativas. Tem aqui na praça (Getúlio Vargas), lá no parque (da Oktober)”, exemplifica. Para encerrar a noite, foram fazer o passeio com o Dindinho.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz volta a viver a magia do Natal com a Christkindfest; veja a programação

Amanda Santos fez uma lista de pedidos

Programação

Terça-feira

18h30 às 21h30 – Feira Noturna de Adoção de Animais – Praça Getúlio Vargas

Quarta-feira

  • 19 horas – Apresentação artística do Jef´s Studio de Dança – Praça Getúlio Vargas
  • 20 horas – Diego Dettenborn – Praça Getúlio Vargas
  • 20h30 – Moisés Damé – Parque da Oktoberfest, Vila do Noel

Quinta-feira

  • 19 horas – Show Talentos da Gente – Praça Getúlio Vargas
  • 19h30 – Apresentação de corais na Casa das Artes Regina Simonis
  • 20 horas – Espetáculo Musical Um Presente de Natal, com Dugges Dance
  • 20h30 – Prego Lima – Parque da Oktoberfest, Vila do Noel

Domingo – Parque da Oktoberfest

  • 20h30 – Grupo Shake (Vila do Noel)

Visita antecipada leva alegria para Linha João Alves

O Papai Noel já confirmou presença entre as crianças da Linha João Alves. Partindo do Corredor Heck, onde nasceu e viveu os seus 62 anos, ele levou alegria e muitos doces como balas e pirulitos para o público, que o aguardava ansioso nas laterais da rua. No meio do trajeto, chegou a parar um jogo de futebol: a bola espera, o Bom Velhinho segue, afinal, a agenda é cheia.

Publicidade

É pela possibilidade de ver a contagiante carinha dos pequenos ao encontrar o Papai Noel, que, ano a ano, o casal Nelson Fernando e Nilvia Heck tem feito o mesmo caminho. E se o mapa é o mesmo, o estilo tem se diferenciado. “Fizemos primeiro a pé; depois com carroça e até com vacas”, conta a Mamãe Noel. Neste ano, o passeio foi em um trator. “É uma forma de passar alegria para crianças e adultos”, afirma ele.

Os dois, com suas economias, adquirem os doces, que atiram ou entregam para os pequenos. “A gente não pede nada. Pensamos em comprar alguns brinquedos no próximo ano”, adianta Nilvia, que no início havia achado estranha a ideia de incorporar a família Noel. “Mas ele adora criança e acabou me convencendo”, recorda.

Sem renas, Papai Noel fez o trajeto com distribuição de doces em um pequeno trator e chamou a atenção de todos na comunidade

LEIA TAMBÉM: Apresentação na Praça Getúlio Vargas resgata latim durante a Christkindfest

Publicidade

Se a atração é divertida para eles, imagine para os pequenos, que já estão ansiosos pela presença do Bom Velhinho. É aparecer pela rua e já começam a surgir crianças de todos os lados. O menino Lorenzo Henrique de Oliveira, de 6 anos, nem deu-se conta de que, não encontrando o que calçar para ir até o Papai Noel, usou os chinelos da mãe.

Tímido, Lorenzo garantiu balas e pirulitos e agora fica na expectativa pela noite de Natal. Os pais Giovane Oliveira e Daniela dos Santos acompanharam, fizeram fotos e viram a alegria do pequeno. “É a primeira vez que vejo um passar por aqui. É muito divertido. E as crianças adoram”, destaca Daniela.

Lorenzo Henrique, 6 anos, garantiu os doces e ainda uma foto com o Bom Velhinho
Partida de futebol acabou atrasando por alguns minutos, mas foi por um bom motivo: a presença do Papai Noel entre as crianças

LEIA TAMBÉM: Comércio atende em horário diferenciado a partir desta sexta

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.