Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONHECIMENTO

Repensar Educação chega ao fim com sucesso

Ao longo dos 76 anos da Gazeta Grupo de Comunicações, a educação sempre esteve em pauta, e em 2021 não foi diferente. Com o objetivo de estimular a curiosidade, o conhecimento e o potencial criativo de crianças e adolescentes, foi lançado no dia 23 de março o projeto Repensar Educação. Oito estudantes de escolas públicas e privadas do Vale do Rio Pardo foram selecionados para atuar junto aos profissionais da Gazeta nas áreas de Desenho (charge), Fotografia, Redação (notícias e coluna de opinião), Comunicação em Rádio, Canto ou Instrumento, Apresentação em Vídeo e Influenciador para Redes Sociais. O patrocínio é de Corsan e Unisc.

Logo depois do lançamento, o número de inscrições surpreendeu: foram centenas de alunos, com idades de 7 a 18 anos, do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas das regiões do Vale do Rio Pardo, Centro-Serra e Metropolitana. Entre as áreas mais procuradas estavam redação de coluna, fotografia, charge e música ou instrumento. Assim como a grande quantidade de candidatos, a qualidade do conteúdo enviado por eles também surpreendeu os organizadores, que tiveram trabalho para indicar apenas oito.

Após o processo seletivo, os escolhidos realizaram um tour pelas instalações da Gazeta, guiados pelo diretor de Operações, Everson Ferreira. Na visita, tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura envolvida na produção de conteúdo em todas as plataformas, bem como o processo de impressão e distribuição do jornal. Os trabalhos foram executados entre abril e dezembro deste ano, respeitando o tempo disponível de cada um dos selecionados e também as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Publicidade

A apresentação dos participantes para a audiência se deu pelas ondas da Rádio Gazeta FM 107,9. Cada um deles concedeu entrevista ao jornalista Rosemar Santos durante o programa Radar, onde contaram seus planos profissionais para o futuro e também o que os levou a participar do Repensar. Rosemar recorda que todos estavam muito felizes e empolgados com a oportunidade de conhecer de perto como funciona o trabalho em veículos de comunicação de grande relevância e credibilidade, como os da Gazeta.

Para o gestor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, o projeto teve grande êxito nos objetivos propostos e se encerra de forma muito positiva. “Estamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos ter contribuído para a formação desses jovens”, disse. “Penso que conseguimos agregar muito conhecimento nas áreas específicas de interesse de cada um.” Ele também elogiou a dedicação dos profissionais da Gazeta envolvidos na orientação, fundamentais para o sucesso do Repensar Educação.

O projeto em números
Cada uma das plataformas da Gazeta Grupo de Comunicações esteve envolvida e engajada em realizar e divulgar as ações do projeto Repensar Educação. Foram postagens e transmissões ao vivo nas redes sociais, spots de rádio com chamadas para eventos e entradas ao vivo durante eles, entrevistas em áudio com especialistas em educação e matérias no site e no impresso sobre ações realizadas por escolas e instituições, bem como datas alusivas ao tema educação.
Gazeta do Sul: 50 anúncios e 40 matérias publicados entre abril
e dezembro deste ano.
Rádio Gazeta: 3 mil chamadas institucionais, 30 entrevistas e dez entradas ao vivo.
Portal Gaz: criação de uma página especial, 1 milhão de visualizações no portal, 40 matérias e dez divulgações no banner premium do site.
Redes sociais: cem publicações no Facebook e Instagram, além de nove transmissões ao vivo das ações mensais.

Publicidade

Conheça os participantes
Música – Canto ou Instrumento
Júlia Spiazzi Schreiber

13 anos, Bairro Renascença, Santa Cruz do Sul. Cursa o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica Educar-se.
Com gosto pelo mundo musical desde a infância, Júlia já atua na área como uma das vocalistas da banda da Educar-se, onde também toca teclado. Para ela, o interesse pela música foi natural, e desde criança ela compõe as próprias canções. A principal influência e inspiração é a cantora norte-americana Ariana Grande. Ela foi orientada pelo músico e designer gráfico Rodrigo Sperb.

Fotografia – Olhos do Mundo
Amanda Engelmann Baierle

13 anos, Bairro Centro. Cursa o 8º ano do Ensino Fundamental na escola Ernesto Alves.
O interesse de Amanda pela fotografia também remete à infância. Desde muito pequena já gostava de registrar imagens dos lugares por onde passava, especialmente paisagens da natureza. Para apurar seu olhar fotográfico e aprimorar suas técnicas de operação de câmeras, Amanda foi orientada por Rafaelly Machado, fotógrafa da Gazeta do Sul e Portal Gaz.

Influenciador para Redes Sociais
Gabriel Heineck Haberkamp

14 anos, Bairro Jardim Europa. Cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na escola Educar-se.
Desde muito jovem, Gabriel se interessa pela informática e o mundo virtual. Deficiente visual, ele criou junto com um amigo o canal Blind Center no YouTube, oferecendo conteúdos úteis sobre tecnologia gratuitamente. Sob a orientação da jornalista e comunicadora Aline Silva, Gabriel recebeu dicas sobre como obter alcance nas redes sociais e tornar seus conteúdos mais atrativos.

Publicidade

Apresentação em Vídeo – Minuto Repensar
Fernanda da Silva Schild

15 anos, moradora de Vera Cruz. Cursa o 1º ano do Ensino Médio na escola Vera Cruz.
Com facilidade para atividades de leitura e escrita, Fernanda também se interessou por gravações de vídeos com o celular, nos quais é responsável também pela produção, edição e roteiro. Com o sonho de ser apresentadora de televisão, ela foi orientada pela jornalista Naiara Beatriz Silveira, do Portal Gaz, e pôde aprender na prática como funciona uma transmissão profissional.

Comunicação em Rádio – No Ar!
Ícaro Belizário da Silva Linhares

13 anos, morador de Bento Gonçalves. Cursa o 7º ano do Ensino Fundamental na escola Lauro Rodrigues, naquela cidade.
Ícaro ganhou destaque na vizinhança e também nas páginas da Gazeta do Sul por sua paixão por rádio, especialmente pela Rádio Gazeta FM 107,9. Ficou conhecido como o “Gazetinha do Rauber”, bairro onde morava em Santa Cruz do Sul. Com todo esse interesse e conhecimento, o jornalista e apresentador Leandro Porto apenas lapidou o talento do menino com dicas sobre produção, edição e apresentação de notícias.

Desenho – Chargista Mirim
Giovanna Mariense Chiapinotto

13 anos, Bairro Linha Santa Cruz. Cursa o 8º ano do Ensino Fundamental na escola Educar-se.
Criativa e interessada por ilustrações desde criança, Giovanna teve influência e incentivo dos avós para desenvolver seu talento. Ainda na família, ela também se inspira no trabalho da tia Lu, que é arquiteta. Ela foi orientada pelo chargista da Gazeta do Sul, Fernando Barros, sobre o processo de criação dos desenhos e quais elementos são fundamentais para a elaboração de uma boa charge.

Publicidade

Redação – Jovem Jornalista
Camila Stéfani Dalberto

17 anos, Passa Sete. Cursa o 3º ano do Ensino Fundamental na escola Cristo Rei.
Moradora de Passa Sete, Camila vem de uma família de descendentes de italianos que se dedicam à produção do fumo de corda, típico da região. Com a tranquilidade do interior e a natureza para se inspirar, ela recebeu orientação do jornalista Pedro Garcia sobre critérios de noticiabilidade, técnicas de entrevista e dicas para a elaboração de um bom texto noticioso.

Projeto Repensar também teve inserções no Palco do Saber
Paola Severo
[email protected]

A sétima edição do Palco do Saber chegou ao fim no mês passado, no auditório central da Unisc, quando foram conhecidas as duplas vencedoras da Olimpíada do Conhecimento. Esta edição também recebeu uma das várias iniciativas promovidas pelo Projeto Repensar, da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio da Corsan e da Unisc, e que neste ano teve como slogan “O papel da educação”. Além de concorrer a uma vaga na final da competição, os alunos acompanharam uma palestra sobre o comportamento nas plataformas sociais.

Publicidade

As atividades ocorreram durante a fase classificatória do Palco do Saber nas escolas de Santa Cruz do Sul. Foram dez educandários contemplados com a inserção da dinâmica durante o intervalo das baterias de questões das áreas do conhecimento. As ações foram realizadas nas escolas Felipe Becker, Vidal de Negreiros, Ernesto Alves de Oliveira, Frederico Assmann, Guilherme Hildebrand, Rio Branco, Estado de Goiás e São Canísio.

O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, realização da Gazeta Grupo de Comunicações, suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, e patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul.

De acordo com o gerente de Eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, levando em consideração o público-alvo de adolescentes, que estão a maior parte do tempo conectados nas redes sociais, a ação em forma de bate-papo descontraído teve uma abordagem educativa sobre comportamento e uso adequado dessas plataformas. “Para executar essa dinâmica nas escolas, convidamos o Deni Ladi, que já foi assistente do Palco do Saber em edições anteriores e foi instrutor e orientador do projeto Eco Liderança”, explica.

Temas de relevância
O palestrante abordou temas como os tipos de comportamento online, sentimentos despertados pelo ambiente virtual, além de sugestões de boas atitudes para um uso mais saudável das redes sociais. Para o educador social Deni Ladi, a vulnerabilidade nas redes é gigantesca, além de afastar as pessoas mesmo que elas estejam lado a lado. “Atos de covardia são amplamente estimulados nas redes. Diante disso, a importância de estar junto a jovens necessitados de um ‘salve geral positivo’ é para lá de importante. Ainda mais aliado a um projeto como o Palco do Saber.” Para ele, é importante incentivar que os alunos questionem tudo, inclusive a forma de se ensinar, além de enfatizar a arte e a cultura.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.