A tecnologia vem auxiliando o homem do campo na redução da mão de obra, no aumento da rentabilidade e na melhora da qualidade de vida. Diante disso, a Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo tem se colocado à disposição para auxiliar o produtor rural no financiamento de equipamentos e novas tecnologias. Nesse sentido, o pioneirismo no crédito de equipamentos de energia fotovoltaica se repete agora no financiamento de um drone pulverizador para os irmãos Aretz, do interior de Vera Cruz.
Durante a apresentação do equipamento na propriedade da família, os irmãos Arnildo e Alex Aretz contaram que a ideia surgiu há algum tempo, mas foi a partir de maio deste ano que a iniciativa se consolidou. “Já tínhamos visto a importância do drone pulverizador na agricultura e que seria de grande utilidade para os agricultores locais”, explica Arnildo. A partir de então, os irmãos buscaram informações técnicas e a disponibilidade do pulverizador na região, e fizeram uma análise de mercado.
LEIA TAMBÉM: Novas tecnologias modernizam o campo e garantem melhora na produção
Publicidade
Porém, pelo alto valor do investimento, seria necessário um financiamento para a aquisição do equipamento. “Logo apostei na Sicredi porque a cooperativa sempre apoia o pequeno produtor e assim impulsiona a agricultura”, diz Alex. Os irmãos foram até a agência de Vera Cruz e apresentaram a ideia para a gerente Pessoa Jurídica, Simone Rockenbach, e para o gerente da agência, Marcos Machado. “Por ser um investimento pioneiro na região, foi necessária uma construção muito bem feita por várias pessoas, inclusive com a participação do Sebrae na elaboração do projeto e na consultoria aos irmãos”, comenta Machado.
No entendimento de Jeferson Klunk, da Área de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, as parcerias foram importantes para a realização do negócio. “Ninguém faz nada sozinho. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desse momento e esperamos que seja um incentivo para os jovens permanecerem nas propriedades rurais”.
Durante a demonstração do drone, o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, explicou que a cooperativa preza pela inserção da tecnologia avançada nas pequenas propriedades. “O equipamento pode ser pequeno, mas é uma grande ideia. E esse é nosso papel, não ficar só operando, mas também ir ao encontro dos associados e construir os projetos, pensar e ser parceiro para ajudar a concretizar esses sonhos”. Petry reconheceu o esforço da equipe da Sicredi na execução. “Quem ganha é a região com esse pioneirismo e tecnologia de ponta, que vai gerar qualidade de vida melhor aos produtores, com a redução da mão de obra a partir do trabalho que será realizado pelo drone”.
Publicidade
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, mostrou-se grato pelo exemplo dos jovens rurais. “É um momento de inovação, importante para que as novas gerações do agro vislumbrem as possibilidades de crescimento na agricultura a partir das novas tecnologias”. Também presente ao evento, o vereador Silas Petry desejou sucesso aos Aretz. “Como produtor rural, acho importante essas iniciativas que ajudam a qualificar o trabalho na agricultura”, observou.
LEIA TAMBÉM: Tecnologia e novos métodos melhoram resultados na produção leiteira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade