A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul realiza nesta semana aplicação de inseticida a fim de eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti em pontos com maior possibilidade de desenvolver criadouros do inseto. Entre os locais em que está sendo aplicado o inseticida estão os cemitérios Municipal e Católico. Também haverá aplicação em outros pontos, como borracharias, ferros-velhos, depósitos de sucata e de materiais de construção, garagens de ônibus e de outros veículos de grande porte.
Nestes locais, segundo a coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, o procedimento é realizado a cada duas semanas. “Nestes pontos há maior concentração de recipientes e depósitos preferidos para a colocação de ovos das fêmeas do Aedes, por isso temos que agir de forma periódica”, explicou. Nos cemitérios a aplicação ocorre a cada dois meses.
LEIA MAIS: Santa Cruz tem a maior letalidade por dengue no Rio Grande do Sul
Publicidade
Ainda segundo a coordenadora, está sendo dada uma atenção especial aos bairros com maior incidência do mosquito, que são o Centro, Senai, Arroio Grande, Schulz, Santa Vitória, Bom Jesus e Ana Nery.
Segundo dados da Vigilância Sanitária, só neste ano foram confirmados 5.081 casos. A maior parte deles nos meses de abril e maio. Atualmente, 37 pacientes com suspeita da doença aguardam resultado de exames e não há nenhum caso ativo. Só neste ano são 5 óbitos por dengue e 4 casos de Zika confirmados.
No próximo sábado, 11, mais uma força-tarefa de combate ao Aedes será realizada. Com início às 7h30, equipes da Prefeitura, em parceria com 7º BIB, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, farão serviço de limpeza nos loteamentos Beckenkamp e Santa Maria, Residencial Viver Bem e Bairro Dona Carlota.
Publicidade
LEIA MAIS: Teste da dengue deve ser feito a partir do sétimo dia de sintomas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade