Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

redação

Região tem dois trabalhos na final da olimpíada brasileira de língua portuguesa

Venâncio Aires lança concurso de redações voltado às lições do pós-enchente; veja como se inscrever

Dois trabalhos da região estão entre os 80 finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, com atividades desenvolvidas por professores e seus alunos de escolas públicas de todo o País. Alexandra Rosa, da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti, de Vale Verde, e Vanessa de Melo, do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, participarão da última etapa do concurso, que revelará em dezembro os 20 vencedores nacionais, sendo quatro professores e suas turmas em cada categoria. No Rio Grande do Sul há outros dois classificados, de Erechim e de Farroupilha.

O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de 3.877 municípios de todos os estados brasileiros. Os vencedores serão conhecidos em dezembro. Os Relatos de Prática, juntamente com a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, apresentaram as experiências coletivas vivenciadas durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

LEIA TAMBÉM: Orçamento para obra do Mânica deve estar pronto em 45 dias

Publicidade

Foram mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. Neste ano, a olimpíada trouxe um novo formato, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de maneira coletiva.

Nos encontros criados para atividades de cada categoria, professores e alunos classificados participaram de discussões, palestras, atividades formativas e culturais, que ocorreram por meio de um ambiente virtual de aprendizagem criado especialmente para a etapa semifinal. Para esta etapa final, a comissão julgadora é composta por especialistas em língua portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita, além de representantes das instituições parceiras, que irão avaliar os trabalhos apresentados.

Classificados do RS

  • Rosmari Teresinha D. Pelin, da Emef Jaguaretê, de Erechim
  • Alexandra Rosa, da EEEM Curupaiti, de Vale Verde
  • Joelma Inês Casa, da Emef Santa Cruz, de Farroupilha
  • Vanessa de Melo, do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz.

Premiação

Notebooks para os docentes e tablets para os estudantes estão entre os prêmios da olimpíada. As escolas dos vencedores também receberão acervos de livros para suas bibliotecas e placas de homenagens. O Programa Escrevendo o Futuro é organizado pelo Itaú Social com a coordenação técnica do Cenpec. Conta com a parceria do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.