Os vencedores da 15ª edição do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, oferecido pela Assembleia Legislativa gaúcha, foram revelados na última semana. Foi a primeira edição do troféu José Mendes, destinado ao reconhecimento e valorização de apresentadores de programa regionalistas de rádio ou televisão. A distinção foi concedida a Jaime Ribeiro, da 96 FM, de Uruguaiana. A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais, Sindicato dos Músicos Profissionais, MTG, Fundação Vitor Mateus Teixeira e Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa. A lista completa pode ser conferida em bit.ly/3CPxIPe.
Acordes do Pampa
A 5ª edição do Acordes do Pampa da Canção foi realizada entre os dias 13 e 14 deste mês, no CTG Passo do Rosário, em Rosário do Sul. A milonga A solidão do espinho venceu o festival, composta por Mário Lucas e Diego Vivian, interpretada por Maria Alice Rosa, a melhor intérprete. O tema foi a melhor letra. O segundo lugar foi para a milonga Pra não frouxar o garrão, de Getúlio Santana Filho, Márcio Fonseca e Milton Fontoura, interpretada por Cristiano Cesarino e Kristopher Pires. O tema ainda foi escolhido como melhor melodia. O terceiro lugar foi para o chamamé Voltarei, composta por Felipe Oliveira e Ederson Mello, interpretada por Filipe Coelho. O melhor instrumentista foi Gustavo Villaverde, com a gaita cromática em Ofício e legado. O melhor arranjo foi para ‘As nossas lanças’, com Alex Har. A chamarra No quatro das minhas retinas, de Roberto Ornes, Eri Cortes e Amilton Brum foi o melhor tema campeiro.
7º Canto dos Cardeais
A 7ª edição do festival Canto dos Cardeais foi realizada entre os dias 19 e 20 deste mês, no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, em Canguçu. A composição vencedora foi ‘Flor do couro’, composta por Henrique Fernandes e Diego Camargo, interpretada por Daniel Silva e Ricardo Oliveira, com recitado de Adriano Silva Alves. O tema ainda teve o melhor arranjo instrumental e o gaiteiro Gabriel Maculan como melhor instrumentista. Caprichosa, de Juliano Javoski, interpretada por Jamesson Abreu, foi a segunda colocada. O terceiro lugar foi para Pra estância que eu nunca tive, composta por Otávio Lisboa, Cristian Camargo e Felipe Corso, interpretada por Raineri Spohr. O tema foi a melhor letra. Milonga do porto foi a melhor melodia, com Roberto Luzardo, e teve Jana Goulart como melhor intérprete. A música mais popular foi Entre a crina e o farpado, de Rafael Mota Altenburg e Odair Teixeira, que a interpretou ao lado de Mauro Silva. A vaneira Nos bailes do logradouro, de Jorge Prado e Eri Cortes, foi a música mais popular no Acordes do Pampa.
Publicidade
FOTO DA SEMANA
Raineri Spohr
O cantor nativista Raineri Spohr fará uma apresentação amanhã em Santa Cruz do Sul, a partir das 21 horas, no La Campana Parrilla & Wine Bar (Rua Borges de Medeiros, 386). O couvert é de R$ 30,00. As reservas podem ser feitas pelo número (51) 99865 1776.
Dicas culturais
Canto de Luz
A noite final da 10ª edição do festival nativista Canto de Luz, realizado em Ijuí, pode ser conferida em bit.ly/3xkBoHo. O destaque é a milonga O casarão, vencedora de melhor letra e melhor intérprete.
Publicidade
Joaquim Velho
O acordeonista, compositor e produtor musical Joaquim Velho, de Uruguaiana, lançou o álbum instrumental Afluência, com sete composições. Outro álbum disponível é Tranco de fronteira, em parceria com Éderson Inácio.
LEIA MAIS: Tradição na educação
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!