O grupo que se formou a partir da comissão organizadora dos festejos dos 170 anos de imigração alemã em Santa Cruz, em 2019, deve eleger em março sua primeira diretoria. A associação, atualmente integrada por 13 pessoas e ainda sem um nome definido, visa promover atividades que ressaltem e incentivem a preservação da língua e da cultura alemãs no município e região.
A comissão esteve reunida nesta quinta-feira, 6, na sede do Rotary Club Santa Cruz Cidade Alta, em Linha Santa Cruz, mas, devido ao quórum baixo – apenas oito dos integrantes puderam participar – e ainda a necessidade de formatar melhor a associação, decidiu adiar para março a eleição da diretoria. De acordo com Paulo Trinks, que presidiu a comissão dos festejos, até lá também devem estar mais claros os objetivos do grupo. No encontro desta quinta foram analisados modelos de estatuto e ventilados nomes de potenciais novos integrantes.
Segundo a professora Luciana Tremea, uma das integrantes, o nome do grupo nem chegou a ser discutido na reunião desta quinta, mas deve ser definido com todos os integrantes, em breve.
Publicidade
Logo após o encerramento das atividades comemorativas à imigração em Santa Cruz, os participantes da organização externaram a intenção de promover, em 2020, um ciclo de palestras e debates sobre temas relacionados à colonização alemã. Esta pode ser uma das primeiras ações da comissão, agora permanente.
LEIA MAIS: Língua e cultura alemã seguem na pauta ao longo de 2020
Publicidade