De uns anos para cá, além da tradicional carne, os legumes começaram a fazer parte de grelhas e de espetos. Saudáveis, nutritivos, fáceis de preparar, cada tipo possui um tempo diferente de ficar ao fogo, e hoje seguem as dicas de como lidar com esses vegetais. No tempero apenas sal, azeite de oliva, pimenta moída na hora ou chimichurri ou adobo (temperos de origem hermana, mas facilmente encontrados por aqui) desidratados.
É preciso ter atenção para a temperatura do grelhador. Se estiver muito elevada pode queimar os legumes, pois são mais delicados que a carne. O calor médio-alto é o recomendado para a maioria dos vegetais. Para identificar essa temperatura, coloque a mão a cerca de 5 centímetros do calor da grelha e veja se é possível mantê-la por no máximo quatro a cinco segundos.
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados
Publicidade
Outra coisa muito importante quando se faz qualquer preparo na grelha é cuidar se ela está bem limpa, pois qualquer alimento ou sujeira de outros usos poderá grudar e prejudicar o preparo. Também é ideal untar a grelha ou espeto com azeite para facilitar o manuseio. Acompanhe!
Berinjela e abobrinha: corte em rodelas de 1 centímetro e deixe de molho em água salgada fria por 30 minutos. Retire, escorra, seque, unte com azeite e asse em fogo médio-alto por 3 minutos de cada lado.
Batata-doce: limpe e corte em rodelas de 1 centímetro. Besunte com azeite e asse em fogo médio-alto por 2-3 minutos de cada lado ou até ficar macio.
Publicidade
Cebola: corte em rodelas grossas de 2 centímetros sem separar as rodelas. Podem ser colocadas em um espeto para que não se separem. Regue com azeite e asse em fogo médio-alto por 3-5 minutos de cada lado ou até ficar macio.
Cogumelos: limpe e cubra levemente com azeite. Cozinhe em fogo médio-alto por 6-8 minutos no total, virando ocasionalmente para cozinhar de modo uniforme.
Repolho: corte em meias-luas do tamanho de um punho. Coloque em papel-alumínio junto com o azeite, a manteiga, pimenta moída e o suco de limão espremido. Embrulhe bem e cozinhe em fogo indireto médio alto por 8-12 minutos ou até amolecer.
Publicidade
Couve-flor: corte em florzinhas médias e regue com azeite. Cozinhe em fogo médio por 8-12 minutos, virando continuamente para que cozinhe por igual e levemente dourado.
Milho: retire as folhas, mas não jogue fora. Retire os fios. Enrole novamente as folhas e deixe de molho em água por 15-30 minutos para hidratar. Cozinhe por 15-20 minutos em fogo médio ou até ficar macio. Se você vai cozinhar sem as folhas, precisa untar muito bem e cozinhar até que os grãos de milho fiquem dourados, mas tome cuidado para não queimá-los.
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: conheça a concha de picanha recheada
Publicidade
Aspargos frescos: corte a parte final do caule que estiver dura. Unte levemente com azeite e cozinhe em fogo médio por 3-5 minutos de cada lado ou até que as pontas dos aspargos comecem a mudar de cor.
Batatas: para batatas inteiras, limpe bem e embrulhe em alumínio. Asse por 35-45 minutos em fogo médio-alto, virando ocasionalmente para cozinhar de modo uniforme. Ou cortar em fatias e cobrir com azeite e levar a grelha até dourar e ficar macio. É possível acelerar o processo e levá-las para ferver antes de cozinhar na grelha.
Pimentão: corte em três ou quatro pedaços grandes, retirando as sementes e a parte branca. Unte levemente com azeite e asse em fogo médio-alto por 3-4 minutos de cada lado.
Publicidade
Tomate: deixe inteiros ou corte ao meio, pincele azeite e asse na grelha rapidamente em fogo médio-alto por 4 minutos ou até amolecer.
Tempere todos os vegetais com sal e pimenta a gosto. Você pode usar ervas frescas secas ou seus temperos favoritos para dar mais sabor aos vegetais. Bom apetite!
Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: uma receita na air fryer
Fala Baco
Nestes dias mais quentes de primavera, tenho degustado alguns espumantes e vinhos brancos em carreira solo, ou seja, sem companhia gastronômica e naquele final de tarde convidativo. Um delicioso rótulo que provei é o Montes Classic Reserva Chardonnay 2019, produzido pela vinícola de mesmo nome, no Vale do Curicó, no Chile. É um branco com passagem em barrica com frescor e aromas cítricos. De coloração amarelo ouro claro e brilhante e com untuosidade em taça, trouxe ao nariz frutas tropicais (abacaxi, pêssego, banana, melão e manga) envolvidos em toques de flores brancas, baunilha e chocolate branco além de nota mineral. Em boca é vibrante, fresco, macio, com ótima acidez e ampla persistência.
30% do vinho amadurece em barrica de carvalho de primeiro uso durante seis meses.
Faz par com pratos de peixes, ceviche, cogumelos salteados, massas com molho de parmesão, frango, comida oriental e queijos de massa mole.
Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser servido na temperatura de 9 a 12 graus.
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
LEIA MAIS: Eu Gourmet: aprenda a fazer um delicioso chorizo na brasa com queijo provolone
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!