Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AVALIAÇÃO

Santa Cruz tem maior avanço do Estado em ranking de competitividade

Foto: Alencar da Rosa

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou os resultados da segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento é feito com informações de 33 bases de dados públicos ou de instituições, como por exemplo o DataSUS, na questão saúde. São ranqueados aqueles com mais de 80 mil habitantes, o que representa 411 municípios brasileiros. Santa Cruz do Sul aparece na 135ª posição.

Os santa-cruzenses tiveram desempenho considerado expressivo pelo CLP, avançando 19 posições. É o maior resultado do Estado, que tem Porto Alegre como a melhor nota, na oitava colocação. Cachoeira do Sul foi a mais expressiva queda, baixando 70 lugares – é o 287º no Brasil.

Coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda explica que a avaliação é feita a partir de 65 indicadores, que são divididos em sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo, capital humano e telecomunicações. Santa Cruz teve bom desempenho no que tange às questões da economia, como inovação, incentivos e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. “O município avançou 33 posições em inovação e dinamismo econômico, ficando em 65º no País”, conta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz torna-se a sexta maior economia do Rio Grande do Sul

Quanto ao PIB, houve uma evolução, destaca Cepeda, de 284 posições. “Foi uma subida brusca, que auxilia no resultado apontado pela pesquisa”, acrescenta. Dado que agrada ao secretário Márcio Martins, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ele entende que o interesse de empresários em se instalar no município tem feito com que os números sejam cada vez melhores. Cita como um exemplo a Rota de Santa Maria, que integra a Sacyr, uma organização estrangeira que optou por Santa Cruz do Sul como sede. “Eles tinham de Tabaí até Santa Maria para colocar seu escritório, mas optaram por ficar no nosso município”, enfatiza, reforçando o trabalho do governo municipal para que isso ocorresse.

Nesse caso, foi encaminhado e aprovado projeto com estímulo de 50% de redução no cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) até 2025. O comprometimento é a geração de mais de 60 oportunidades de trabalho. Além disso, oportuniza maior circulação de recursos, pois é necessário adquirir equipamentos e frota.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a melhor cidade do Estado para investir no mercado imobiliário e industrial

Publicidade

Ações podem fazer o município subir mais

Os dados apontados no levantamento do CLP correspondem a 2020. Isso é um indicativo de que o município pode evoluir ainda mais, porque, reforça o secretário Martins, houve instalação, além da Rota de Santa Maria, de uma fumageira e de unidades de redes mercadistas. “É sempre importante para o município, quando se mostrar em avanço de desenvolvimento econômico e social, quando tem melhor conceito”, frisa. Entende que pode servir de atrativo para que mais empreendedores escolham Santa Cruz para instalarem suas empresas. Esses dados da pesquisa são divididos em instituições, que averigua a máquina pública; sociedade, que aponta questões cotidianas, como saúde e educação; e economia, como incentivos, inovação e renda.

Martins cita ações do poder público que auxiliam para que isso ocorra, como a instalação do Balcão do Empreendedor. A expectativa é de que o serviço esteja em funcionamento até o fim do ano. Com ele, toda a estrutura de informações públicas estará concentrada em um espaço. “Os empresários não terão mais que ir de secretaria em secretaria para encaminhar o projeto. Teremos esse norteador, com fácil acesso para quem quiser investir em Santa Cruz do Sul”, explica.

Outra iniciativa, que será tomada pela Prefeitura, é a busca de mecanismo de incubação tecnológica, que auxilie o desenvolvimento de empresas voltadas às ideias inovadoras. “Temos como um diferencial a incubadora da Unisc e vamos atrás, como um desejo da prefeita Helena Hermany e do vice Elstor Desbessell, de exemplos que possam ser instalados aqui”, antecipa Martins. Representantes da Administração conhecerão exemplos que têm tido sucesso, como o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, e outro em Caxias do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Indústria forte puxa outros setores, avalia vice-presidente da Fiergs

LEIA TAMBÉM: Ranking coloca Santa Cruz entre as melhores cidades para investir no Estado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.