A partir desta segunda-feira, 22, a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz, inicia o último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira). A sondagem, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é realizada periodicamente, visando quantificar o nível de infestação no município.
O programa sorteia os quarteirões aleatoriamente e estes terão 20% dos imóveis inspecionados. No total, serão visitados 2.564 imóveis. Os resultados desse levantamento serão empregados para direcionamento de ações de combate ao Aedes.
A coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, explica que os agentes de endemias estarão em todos os bairros da cidade e nas localidades de Rio Pardinho, Boa Vista, Pinheiral e Monte Alverne. “Eles vão visitar os moradores nos próximos dez dias. Por isso pedimos a colaboração da população para que recebam os agentes de endemias, inclusive nos condomínios fechados, para que o trabalho seja realmente realizado e possamos ter êxito nesse levantamento”, afirmou.
Publicidade
Durante as visitas, que serão realizadas de segunda a sábado, no horário das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados, porém, em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715 1546, para se certificarem.
LEIA MAIS: Mutirão contra o Aedes: moradores recebem orientações sobre prevenção
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade