Começaram a ser entregues na tarde da última quarta-feira, 23, para 27 escolas de educação infantil do município, os kits do Crescer Saudável, iniciativa vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE) e que tem como foco a promoção de uma alimentação saudável e a diminuição dos índices de obesidade infantil.
Os materiais pedagógicos servirão para a prática de atividades físicas entre crianças com idades entre 3 e 5 anos. A entrega oficial ocorreu na Emei Gente Miúda, do Bairro Bomfim, com a presença da secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques e de representantes do PSE.
Até o final de outubro todas as escolas, entre emeis e cooperativadas – deverão estar com seus kits. A educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Joana Manfro, fará uma espécie de capacitação com os professores que conduzirão as atividades junto aos alunos, fornecendo suporte permanente. “São recursos a mais para serem utilizados nas aulas de educação física”, disse ela.
Publicidade
Cada kit é composto por itens como cones, escada agilidade, corda, bolas, entre outros. O Nasf preparou também um manual com sugestões de diferentes possibilidades de utilização dos materiais. O investimento é de aproximadamente R$ 7 mil, em recursos federais, administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Cada kit foi adquirido pelo valor de R$ 335,00.
Até março do ano que vem, também as escolas municipais de ensino fundamental receberão seus kits – em outro modelo – para a realização de circuitos em recreio dirigido. O mesmo ocorrerá nas escolas estaduais que aderiram ao PSE. A adesão por parte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul ao programa ocorreu em 2013.
Dados do Sisvan, fornecidos pela Sesa, revelam que Santa Cruz do Sul tem uma prevalência de crianças com obesidade de 15,02%, Rio Grande do Sul de 18,07% e Brasil de 13,23%. As ações do Programa Crescer Saudável visam à promoção de uma alimentação saudável, estímulo à atividade física e combate ao sedentarismo.
Publicidade