Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

sTOCK cAR

VÍDEO: principal ponto de freada em Santa Cruz é fim da reta dos boxes

Principal ponto de frenagem é na primeira curva do circuito, ao final da reta | Foto: Duda Bairros

O ponto onde é feita a freada mais forte da pista do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 230 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.

“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível”, explica o engenheiro de projeto da Fras-Le e Freemax, André Brezolin.

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

  • Abrasividade do asfalto: 3
  • Força lateral: 2
  • Nível de exigência dos freios: 3
  • Pneu mais exigido: traseiro direito

LEIA MAIS: Fãs de automobilismo veem carro da Stock de perto

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.