Por unanimidade, os vereadores de Santa Cruz aprovaram na noite dessa terça-feira, 16, o projeto de lei que autoriza motoristas do transporte urbano a permitirem o desembarque de passageiras mulheres, idosos e pessoas com deficiência em lugares mais próximos de suas residências no turno da noite. A proposta prevê que o desembarque fora das paradas, dentro do trajeto regular da linha, possa ocorrer a partir das 21 horas. A intenção é dar mais segurança a usuárias que precisam percorrer distâncias longas a pé, em horários nos quais a circulação de pessoas nas ruas é menor. Se for sancionado, o prazo para adequação é de 120 dias.
Na tribuna, o autor do projeto, vereador Cleber Pereira (DEM), disse que a medida pode, inclusive, estimular o retorno de mulheres que trocaram o transporte coletivo por outros modais, como os aplicativos de carona, por questões de segurança. “Temos mães, esposas, filhas e gostaríamos, sim, que pudessem descer mais perto de suas casas e em segurança”, disse. O projeto foi subscrito pela vereadora Nicole Weber (PTB).
LEIA MAIS: Projeto visa mais segurança a usuários de ônibus em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!