Sem a presença da torcida na Arena devido à punição após a confusão no jogo contra o Palmeiras no final de outubro, o Grêmio recebeu o Fluminense, em Porto Alegre nesta quarta-feira, 9, pela 31ª rodada do Brasileirão.
E após quatro resultados negativos no campeonato, o torcedor gremista voltou a sorrir com uma vitória por 1 a 0, gol de Diego Souza na segunda etapa.
Desfalcado de Douglas Costa, que foi poupado com dores musculares e por um mal-estar antes da partida, o técnico Wagner Mancini colocou em campo um Grêmio bastante modificado em relação ao Gre-Nal, perdido por 1 a 0 no Beira-Rio no último sábado. Pelos lados, Diogo Barbosa foi a novidade na esquerda. Sarará, Lucas Silva e Campaz formaram o meio, enquanto Elias foi o titular no ataque, junto com Diego Souza e Alisson. A estratégia deu certo e o time gaúcho foi superior ao time carioca na maior parte do jogo, e os três pontos agora deixam o Grêmio a seis pontos de fugir da zona do rebaixamento, faltando oito jogos para o fim do Brasileirão.
Publicidade
1º TEMPO
Sob pressão em virtude de sua posição na tabela, o Grêmio buscou o gol desde o início, e em 32 segundos, o jovem Elias Manoel já acertava o travessão do gol do Fluminense. O próprio Elias perdeu a segunda chance do Grêmio, aos 14 minutos. Ele recebeu um belo passe de Diego Souza na área e finalizou com um chute no meio do gol que o goleiro do Fluminense, Marcos Felipe, defendeu.
O Grêmio seguiu com mais volume no ataque. Diego Souza errou o gol em cabeçada na área aos 23 minutos. Aos 30, Elias também errou o cabeceio na área, e o Tricolor gaúcho seguia perdendo chances. O jogo era tenso, não pela atuação gremista, que era melhor em relação aos últimos jogos, mas pela necessidade do resultado.
Publicidade
Os visitantes emparelharam o jogo na reta final do primeiro tempo. A melhor chance do Fluminense foi de John Kennedy. O atacante venceu a marcação na entrada da área e chutou rasteiro no canto, mas o goleiro Brenno caiu para salvar.
O primeiro tempo foi finalizado sem gols, aumentando a pressão para o time gaúcho na segunda etapa, em busca de pontos para fugir do rebaixamento.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Ferreira voltou para o segundo tempo no lugar do atacante Elias. O time da casa arriscava chutes mas não acertava o alvo. Aos 11 da segunda etapa, o Grêmio tomou um susto: após cruzamento da esquerda na área, Caio Paulista abriu o placar para o Fluminense. Mas para a sorte do Grêmio, a arbitragem marcou impedimento do lateral esquerdo Marlon, antes do cruzamento.
Depois de quase sair atrás, o Tricolor gaúcho acordou e tratou de aproveitar a chance que teve na área. o gol do Grêmio saiu aos 16 da segunda etapa, quando Sarará cruzou na área da direita e Diego Souza subiu alto para cabecear com precisão, no canto, fazendo Grêmio 1 a 0.
Douglas Costa foi para o jogo no lugar de Campaz logo após o gol, e quase marcou o segundo, aos 28. Ele recebeu em velocidade pela esquerda, entrou na área e chutou de canhota sobre o goleiro do Fluminense.
Publicidade
Os visitantes melhoraram na reta final, com as trocas no time do técnico Marcão. Mas a defesa gremista conseguiu manter o ataque adversário sob controle, e segurou até o fim a importante vitória, que pode ser o primeiro passo para fugir do rebaixamento.
O Grêmio chega a 29 pontos e permanece na 19ª posição após 30 jogos. Juventude e Sport, ambos com 30 pontos, completam a zona do rebaixamento, na 18ª e 17ª posição, respectivamente. O Juventude tem 29 jogos, e o Sport já jogou 31 vezes. O primeiro fora da zona do rebaixamento é o Santos, 16º colocado, que soma 35 pontos em 30 partidas, e joga amanhã (10/11), contra o Bragantino.
O Tricolor gaúcho volta a jogar no sábado, 13, contra o América Mineiro. A partida é no Independência, em Belo Horizonte, a partir das 18h30.
Publicidade
O Fluminense, que estacionou na oitava posição da tabela, com 42 pontos, joga domingo, 14, no Maracanã, contra o Palmeiras, início 18h15.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 31ª RODADA
GRÊMIO X FLUMINENSE
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e hora: 09/11/2021, 21h30m
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araujo (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP);
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartão amarelo: Lucas Silva (Grêmio); Nino (Fluminense)
Gol: Diego Souza, aos 16min/2ºT (Grêmio)
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Sarará (Darlan), Campaz (Douglas Costa), Alisson, Diego Souza (Churín) e Elias (Ferreira).
FLUMINENSE
Marcos Felipe; Calegari (Samuel Xavier), Nino, David Braz e Marlon; André (Fred), Yago, Martinelli, Cazares (Arias), Luiz Henrique (Caio Paulista); John Kennedy (Abel Hernández)