As obras de construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socio-educativo (Fase), no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, estão paralisadas. De acordo com a assessoria de comunicação da Fase, os pagamentos para a empreiteira estão em dia. O problema para a continuidade das obras, conforme a Fase, seria a crise financeira da Sial Engenharia, a empresa responsável, que tem sede em Curitiba.
A Fase informou que os trabalhos estão 55% concluídos. Faltam as instalações elétricas e hidráulicas, além de acabamentos. O contrato é de R$ 21 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Iniciadas em fevereiro de 2020, as obras deveriam ter sido entregues até abril deste ano. Contudo, o contrato foi prorrogado. A área de quatro hectares fica no fim do Corredor Zanette. O complexo terá sete prédios, erguidos em um total de 4,5 mil metros quadrados. A capacidade será para 60 menores e 150 funcionários irão atuar na unidade.
O funcionário da Sial Engenharia, Weiton Matos, revelou que a empresa avisou há dois meses que os operários envolvidos nas obras seriam demitidos. No entanto, a justificativa seria a falta de repasses do governo estadual. “Apenas batemos o ponto e ficamos parados. Vai ser assim até o término dos avisos”, afirmou. Procurada, a empreiteira preferiu não se manifestar.
Publicidade
Movimento na obra teve redução
Morador das proximidades, Vilmar Alves da Silveira diz que o movimento de trabalhadores indo para a obra teve uma redução drástica nos últimos dois meses. Antes, mais de cem operários estavam atuando na construção dos prédios. “Tinha muita gente de fora. Alugaram casas e estavam trabalhando. Agora foram embora e ficaram somente alguns, mas a obra parou completamente”.
Segundo Vilmar, a lama que escorre do terreno da Fase nos dias de chuva continua atrapalhando os moradores. “Continua bem complicado. O barro toma conta quando chove”, comenta. O problema afeta a Travessa Ibarama, a Rua Marques de Souza e o Corredor Mainardi.
LEIA TAMBÉM: Case de Santa Cruz entrará em funcionamento em abril de 2022
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!