Pelas águas do Rio Jacuí, moradores de Rio Pardo e região homenagearam neste domingo, 2, Nossa Senhora dos Navegantes. As atividades tiveram início às 8 horas, com uma benção das embarcações. Logo depois, os barcos partiram da Praia dos Ingazeiros até o balneário Porto Ferreira, levando a imagem da santa protetora dos navegantes.
A procissão, acompanhada de diversos fiéis, fez o caminho inverso e a imagem foi conduzida em procissão por terra até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde aconteceu uma missa, com a já tradicional a bênção de São Brás, chamada também de bênção da garganta. Um almoço no Salão Paroquial da Igreja Matriz encerrou as festividades.
Quem acompanhou tudo de perto foi o aposentado Elmar da Rosa, de 71 anos. Fé e devoção não faltam para ele. Desde criança, não perde as homenagens à santa. Tudo começou quando ele tinha 3 anos. “Eu tive tifo, uma doença muito grave naquela época. Minha mãe então prometeu que se eu ficasse bom, manteria meus cabelos compridos até os 7 anos. Desde lá sou devoto.”
Publicidade
Elmar diz que já recebeu outras graças e larga tudo o que está fazendo para participar da procissão. Ele é um dos ‘marinheiros’ que carregam Nossa Senhora. “Sempre fui bem atendido e não me custa fazer esse sacrifício. Deixo tudo para acompanhá-la.”
A mesma fé também é narrada pelo casal Flávio e Sara Faleiro, de Rio Pardo. Ele é devoto faz 40 anos. “É de família e sempre recebemos as graças, principalmente de saúde e o pão de cada dia”, conta Flávio. “Sem a fé hoje não somos nada. É o que falta, principalmente entre os mais novos”, completou Sara.
Publicidade