A Campanha Nacional de Multivacinação, que estava programada para seguir até 29 de outubro, foi prorrogada. A possibilidade de atualização das cadernetas seguirá até o dia 30 deste mês, direcionada para crianças e adolescentes de até 15 anos.
Segundo uma das coordenadoras de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jaqueline Thier, a iniciativa abrange todo o País, sem uma meta determinada. “A intenção é fazer com que todos estejam com as vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunizações em dia.”
Ela reforça a necessidade de que seja levada a carteira, para que os profissionais da saúde verifiquem se há falta de alguma dose. “Cada município pode se organizar como forma de garantir maior abrangência”, alerta. Todos, entretanto, tiveram de participar do Dia D em 16 de outubro, quando os postos ficaram abertos para esse fim. Foi o que fez a mãe Jéssica Ruas, que levou a menina Brenda Ruas dos Santos, de 8 anos. Ela recebeu a dose de reforço para a febre amarela, na unidade de saúde do Faxinal, em Santa Cruz do Sul.
Publicidade
No município, o coordenador do setor de imunizações da Secretaria da Saúde, Roger Rodrigues Peres, enfatiza que a procura tem sido positiva. “Acreditamos que estamos conseguindo bons resultados. Nos sábados pela manhã, o Ambulatório Central fica aberto para aplicação de vacinação de rotina”, acrescenta.
Estão disponíveis as vacinas BCG, penta, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, meningocócica, febre amarela, tríplice viral, hepatites A e B, varíola, DTP, HPV e dTpa.
LEIA MAIS: Campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!