Em jogo atrasado pela 19ª rodada do Brasileirão, o Grêmio foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético Mineiro em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira, 3.
O argentino Zaracho abriu o placar para o Galo Mineiro na primeira etapa. Campaz empatou para o Tricolor no segundo tempo, mas um pênalti na reta final do jogo cobrado por Eduardo Vargas deu a vitória ao Atlético, que segue firme na liderança do campeonato, no caminho do título.
Foi a terceira derrota consecutiva do Grêmio no Brasileirão, a 16ª na competição, e o Tricolor segue amargando a vice lanterna na tabela, com 26 pontos. Apesar do resultado, o Tricolor teve bons momentos na partida, o que aumenta a esperança da torcida para a equipe fugir do rebaixamento nos dez jogos que faltam na competição, a começar pelo clássico Gre-Nal da próxima rodada.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Com o Mineirão cheio, o jogo começou em alta velocidade. O Galo foi para cima do Grêmio, o meia atleticano Zaracho teve chance em cabeceio no primeiro minuto. Mas foi o Grêmio que começou mostrando que estava disposto a conseguir o resultado positivo. Borja fez o gol, que acabou anulado, aos dois minutos. Ele recebeu um lançamento longo de Villasanti e carimbou a trave esquerda. No rebote, Douglas Costa cruzou rasteiro para a pequena área e Borja tocou para o gol, mas a arbitragem viu impedimento do atacante e parou o jogo.
O Grêmio surpreendeu o Galo em seu próprio campo, e o time gaúcho tocava a bola com velocidade. O centroavante Borja teve mais duas chances para marcar em sequência: aos nove minutos, ele ficou cara a cara com o goleiro Everson e errou a finalização, chutando pra fora. Aos dez, Borja arriscou de fora da área e o chute acertou o travessão.
Publicidade
A máxima do futebol “quem não faz, leva”, foi provada mais uma vez na noite desta quarta-feira, 3, no Mineirão. Após quase marcar por três vezes, o Grêmio sofreu o gol na primeira vez que o Atlético entrou na área. Aos 11 minutos, o meia Zaracho abriu o placar após a troca de passes pelo meio, em bela triangulação com Hulk e Diego Costa.
O Grêmio estava atrás no placar, mas tinha mais volume de jogo. Lucas Silva arriscou chute perigoso de fora da área aos 15 minutos, e o goleiro Everson espalmou. Ainda no primeiro tempo, o técnico Wagner Mancini mudou o time: Villasanti saiu para a entrada de Campaz. Em seu primeiro chute, Campaz bateu forte de fora da área e obrigou o goleiro a espalmar. Borja ainda teve uma chance aos 49 ao cabecear pra fora após escanteio.
O Tricolor foi melhor no primeiro tempo. Teve mais chances de gol, mas o Atlético Mineiro foi eficaz e foi para o intervalo na frente.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O cenário se manteve na segunda etapa: jogo aberto, em velocidade, e as equipes trocando chances de gol, e o Grêmio apresentando um bom futebol no Mineirão. Lucas Silva arriscou para o Tricolor aos três minutos, por cima da trave. Zaracho, do Atlético, quase aproveitou uma falha de Gabriel Chapecó, que saiu do gol e cabeceou mal uma bola ao tentar afastar um lançamento longo. A bola foi nos pés do meia do Galo, que chutou pro gol e errou o alvo.
Aos dez minutos, o Grêmio encaixou uma jogada perfeita pelo meio para empatar a partida. Campaz saiu da direita e acionou Borja no meio da área, que devolveu na frente para Campaz chutar e marcar o já merecido gol gremista.
Publicidade
Lutando pelo título, o Galo foi pra cima e aumentou a pressão. O técnico Cuca mudou a equipe mineira e manteve o time em velocidade na frente com a entrada do chileno Eduardo Vargas, ex-Grêmio.
Aos 26 minutos, o meia Nacho Fernández cobrou falta para a área gremista. A bola bateu no cotovelo de Campaz, que pulou com a barreira gaúcha. Os jogadores do Atlético pressionaram o juiz Luiz Flávio de Oliveira, que foi até o VAR para rever o lance e assinalar pênalti. Vargas marcou o 2 a 1 para o time da casa, que selou o placar do jogo, em uma partida onde o Grêmio conseguiu fazer um bom futebol, apesar da derrota.
O Tricolor segue na 19ª posição na tabela, com 26 pontos, a seis pontos do Bahia, que tem um jogo a mais, e é 16ª, o primeiro fora da zona do rebaixamento. Já o Galo chegou a 62 pontos e abriu 10 pontos do segundo colocado no Brasileirão, o Palmeiras.
Publicidade
O Grêmio agora joga o clássico gaúcho contra o Internacional. O jogo é sábado, 6, no Beira-Rio, a partir das 19 horas. O Atlético Mineiro joga em casa no domingo, 7, 16 horas, no clássico contra o América-MG.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 19ª RODADA
ATLÉTICO-MG 2×1 GRÊMIO
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 03/11/2021, quarta-feira
Horário: 21 horas
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa VAR: José Cláudio Rocha Filho (quarteto paulista)
Cartão amarelo: Zaracho, Tchê Tchê, Nacho Fernández, Mariano (Atlético-MG); Lucas Silva, Borja Geromel, Campaz, Douglas Costa, Rafinha (Grêmio)
Gol: Zaracho, aos 12min/1ºT, Vargas, aos 29min/2ºT (Atlético-MG); Campaz, aos 10min/2ºT (Grêmio)
ATLÉTICO-MG
Everson; Guga (Mariano); Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê (Jair), Nacho Fernández, Zaracho (Savarino), Hulk (Vargas) e Diego Costa (Nathan)
Técnico: Cuca
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Geromel e Cortez; Thiago Santos (Jhonata Robert), Lucas Silva (Mateus Sarará) e VIllasanti (Campaz); Douglas Costa, Ferreira (Alisson) e Borja (Diego Souza)
Técnico: Wagner Manicini