O Luvix/União Corinthians permanece no interior de São Paulo para mais um desafio pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Depois de perder para o Rio Claro por 74 a 63 na segunda-feira, o time santa-cruzense enfrenta o Sesi Franca a partir das 20 horas desta quarta-feira, 20 horas, no Ginásio Pedrocão, pela quarta rodada A equipe gaúcha ainda não venceu na competição nacional. Nos outros dois primeiros duelos, ambos disputados em casa, foi derrotada pelo Minas Storm – 77 a 59 – e o Flamengo, atual campeão – 87 a 76.
Para o confronto desta noite, o técnico Athos Calderaro manteve dúvida na escalação inicial. Diante do Rio Claro, ele optou pela entrada de Gillard no lugar de Lelê. Já os outros quatro titulares devem se manter: Simms, Cafferata, Teichmann e Gruber. O armador Ícaro Parisotto e o pivô Léozão recuperam-se de lesões e ainda não estrearam no torneio. Eles devem estar à disposição no começo de dezembro.
Apesar do resultado negativo na segunda, o União Corinthians fez um duelo equilibrado e acabou sofrendo a derrota no último quarto. Os ala/pivôs norte-americanos Mike Simms e Grantham Gillard foram os cestinhas do time, com 13 pontos. Outro que voltou a brilhar foi o armador argentino Enzo Cafferata, com 12 pontos, quatro assistências e sete rebotes – líder da equipe nos dois últimos quesitos.
Publicidade
Adversário de tradição, o Sesi Franca começou suas atividades no basquete em maio de 1959, sendo considerado um dos clubes mais tradicionais do esporte no Brasil. Em sua trajetória vitoriosa, são 29 títulos do Campeonato Paulista, 11 do Campeonato Brasileiro (nenhum na Era NBB, sendo vice-campeão em 2011 e 2019), seis Sul-Americanos, quatro Pan-Americanos, além de ser duas vezes vice-campeão mundial.
Na última temporada do NBB, os paulistas foram eliminados para o Minas Storm nas quartas de final, em uma série apertada de 2 a 1. Nessa temporada, o Sesi Franca está invicto no certame nacional, com duas vitórias fora de casa, contra Bauru (87 a 76) e Pinheiros (89 a 80). Antes da estreia, o time sagrou-se vice-campeão paulista de Basquete, perdendo o título para o São Paulo.
Comandados pelo treinador Helinho Garcia – que compõe a comissão técnica de Gustavo de Conti na seleção brasileira –, a equipe confirmou a renovação do ala/pivô Lucas Dias, além das contratações do pivô Ronald Hudson (Minas Storm), do ala/armador Santiago Scala (Instituto de Córdoba), do ala Jhonatan Luz (Flamengo), do ala David Jackson (Minas Storm) e do pivô Christopher Ware (São Paulo).
Publicidade