Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REPENSAR EDUCAÇÃO

Aprendizado para colocar boas histórias no papel

Foto: Rafaelly Machado

O jornalista Ricardo Düren é orientador do estudante Arthur Rehling Kolosque

As vivências de Arthur Rehling Kolosque, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Gaspar Bartholomay, passaram para o papel depois que o estudante foi um dos selecionados a participar do Projeto Repensar Educação, na categoria Coluna Assinada. Lançado pela Gazeta Grupo de Comunicações em abril, o projeto selecionou oito estudantes para desenvolver habilidades na área da comunicação. 

Sob orientação do jornalista Ricardo Düren, colunista e editor-executivo da Gazeta do Sul, Arthur publica colunas na edição impressa e também no Portal Gaz. Os temas abordados pelo jovem nos textos giram em torno de vivências pessoais, como o escotismo e as competições de judô. “Participar do Projeto Repensar está sendo uma experiência muito gratificante. Através dos textos, estou tendo a oportunidade de expressar e contar minhas histórias”, diz o estudante.

LEIA MAIS: Conheça os selecionados no Projeto Repensar Educação

Publicidade

Ricardo Düren, o orientador de Arthur, afirma que procurou desenvolver a criatividade do estudante, incentivando-o a produzir textos que, além de contar histórias, explorassem uma linguagem atrativa para o leitor. “Foi uma seleção bastante difícil, dentre uma série de outros candidatos que também tinham textos muito bons e abordaram assuntos pertinentes. Optei pelo Arthur porque a crônica dele já tinha traços de bom humor e eu estava procurando, justamente, um texto mais leve e divertido. Nesse sentido, o Arthur se destacou.”

Depois, o jornalista propôs ao estudante a leitura de crônicas de vários autores que prezam pela leveza e bom humor. “O segredo para desenvolver a boa escrita é a leitura. É preciso ler, e muito”, comenta Düren, que também é mestre e doutorando em Letras. Posteriomente, Arthur passou à fase da redação, com a orientação do jornalista, das suas próprias crônicas.

Para o estudante, a experiência lhe oportuniza a expressão de sentimentos. “Juntamente com meu padrinho Ricardo, aprendi a como expressar minhas histórias e vivências”, destaca Arthur.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar: veiculação das produções começa no mês que vem

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.