A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) começa nesta segunda-feira, 18, a limpar todos os reservatórios de água de Santa Cruz do Sul. O processo segue até a próxima segunda-feira e pode, ou não, causar falta d’água. Confira abaixo o cronograma com as localidades que podem ser afetadas em cada dia do trabalho.
Em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, da Rádio Gazeta FM 107,9, o gerente da Corsan em Santa Cruz do Sul, Bruno Barreto, explicou que o processo, normalmente, é feito durante o inverno, mas, neste ano, a companhia teve saída de servidores, por aposentadoria, e precisou treinar novas equipes. “O processo de limpeza ele, geralmente, é feito nos meses de julho, meses de inverno, que daí não afeta tanto o abastecimento. Porém, neste ano, a Corsan teve bastante desligamentos, estas equipes eram pessoas que já estavam por se aposentar, então a gente teve que treinar novos funcionários, com NRs (normas regulamentadoras) e tal, para poder fazer essas limpezas de reservatórios. Então, em todo o Estado, a gente está fazendo no mês de outubro. São alguns funcionários de toda a região que ajudam, eles vão de cidade em cidade”, relatou.
Barreto explicou como o trabalho ocorre: “É limpo todo o reservatório, retirado, se tiver, algum resto de lodo. Entra-se com lava-jato, entre duas ou quatro pessoas, dependendo do tamanho do reservatório.” Este procedimento leva cerca de uma hora e, na maior parte dos casos, nem chega a gerar grandes problemas de abastecimento. O gerente afirma que o cronograma foi organizado para começar com os reservatórios que têm menor impacto na oferta de água à população e que, neste ano, o trabalho conta com duas equipes, e não uma só como em ano anteriores, justamente para agilizar o processo.
Publicidade
Porém, a comunidade deve estar atenta à programação para o domingo, dia 24, quando haverá limpeza de todos os reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) e pode faltar água em toda a cidade. “Domingo é um dia que dá menos consumo, a gente tem monitorado isso”, argumenta Bruno Barreto, sobre a escolha desta data.
LEIA MAIS: Limpeza de reservatórios da Corsan pode causar falta d’água a partir da próxima semana
Cronograma de limpeza de reservatórios
- Segunda-feira, 18 – tarde – bairros que podem ser afetados: Belvedere, João Alves, Higienópolis e Centro
- Terça-feira, 19 – manhã – bairros que podem ser afetados: Esmeralda, Faxinal Menino Deus, Linha Santa Cruz, Pedreira e Progresso
- Terça-feira, 19 – tarde – bairros que podem ser afetados: Aliança, São João, Esmeralda, Margarida, Bonfim e Castelo Branco
- Quarta-feira, 20 – manhã – bairros que podem ser afetados: Renascença, Rio Pardinho e Santo Inácio (Verena)
- Quarta-feira, 20 – tarde – bairros que podem ser afetados: Independência e Santo Inácio
- Quinta-feira, 21 – manhã – bairros que podem ser afetados: Country, Arroio Grande, Ana Nery, Faxinal Menino Deus, Pedreira, Centro, Goiás e Higienópolis
- Domingo, 24 – ao longo de todo o dia – toda a cidade será afetada
- Segunda-feira, 25 – tarde – bairros que podem ser afetados: Higienópolis e Linha Santa Cruz
LEIA MAIS: Água contaminada é causa mais provável de surtos de diarreia aguda em Santa Cruz
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!