Não fosse a pandemia, Munique, capital da Baviera, na Alemanha, estaria sediando mais uma Oktoberfest, sua tradicionalíssima festa do chope, na qual foi inspirada a nossa “Oktoberfest”, que acontece em Santa Cruz do Sul.
Munique, além de ser a capital, é também a maior cidade da Baviera e atrai visitantes de todo o mundo, sendo conhecida pela sua mistura especial de espírito cosmopolita e charme rústico, escondendo inúmeros tesouros de arte.
Entre as atrações em Munique, as que chamam mais a atenção do visitante são a Igreja de Nossa Senhora, o Marienplatz, com seu carrilhão, a galeria de arte moderna e o Palácio Nymphenburg, que serviu de residência de verão para os monarcas que governaram a Baviera.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: alta tecnologia e longos chifres
Deve-se dar também um pulo em Augsburg, a terceira maior cidade do Estado. Um dos mais antigos centros urbanos da Alemanha, foi fundada no ano 15 a.C pelo Imperador Romano Augusto. Augsburg alcançou a sua maior prosperidade nos séculos 15 e 16, sendo que os edifícios renascentistas notáveis na margem do lago originaram-se nesse período. A cidade é famosa entre os fãs de literatura como o berço de Bertold Brecht e é conhecida pelas crianças por causa do “Augsburger Puppenkiste”, teatro de fantoches.
Os castelos medievais da Baviera, seus vilarejos, igrejas barrocas e modernos centros urbanos, tudo misturado, oferecem ambiente perfeito para o lazer e para o descanso. É uma harmoniosa mistura de tradição e modernidade.
Publicidade
Todas as cidades daquela região possuem um centro histórico e, em meio a modernos centros comerciais e com uma vida noturna agitada, mantêm as suas marcas e seus encantos próprios, influenciados pela passagem de muitos monarcas e artistas de fama internacional. O resultado disso são os inúmeros monumentos e os surpreendentes edifícios arquitetônicos.
Para citar apenas um deles, é simplesmente imperdível fazer uma visita ao Castelo de Neuschwanstein (Castelo do Cisne de Pedra), construído próximo à cidade de Hohenschwangau, pertinho da fronteira com a Áustria.
LEIA TAMBÉM: Nazaré: a paisagem bíblica
Publicidade
Além disso, quer voltar ao passado medieval? Então o destino é Rothenburg, com suas ruelas estreitas calçadas de pedras e muitas torres que se erguem no horizonte. Há uma fantástica vista de sua antiga fortaleza, com muralhas e torres formidáveis. A imponente câmara municipal e a Igreja de St. James também merecem uma visita.
Os esportes de inverno têm lugar certo na Montanha Zugspitze, a mais alta da Alemanha, e que se localiza na região de Garmisch-Partenkirchen. Ali, o turista tem a visão deslumbrante dos lagos e córregos que cortam toda a região.
Excursões ao longo do planalto ou subir nas montanhas Wetterstein proporcionam um desafio ideal para os fãs de esportes de montanha. E tem ainda uma infinidade de trilhas bem mantidas e adequadas a qualquer condicionamento físico, inclusive para usuários de cadeiras de rodas ou outro meio de locomoção especial.
Publicidade
A pitoresca cidade de Füssen, no Lago Forggensee, abriga o Castelo de Neuschwanstein, já citado anteriormente, um dos maiores e mais famosos no gênero. Foi erigido no século 19 pelo Rei Ludwig e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela. Não é permitido fotografar no interior de Neuschwanstein. Aliás, o Rei Ludwig adorava fazer palácios; por isso, toda a região próxima a Füssen é pontuada de castelos de contos de fada e, por esse motivo foi batizada de “Rota Romântica”, constituindo-se em roteiro turístico à parte na Baviera.
LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: o gigante econômico da África
A gastronomia daquela região merece outro capítulo, mas se pode citar o “bayerische creme”, creme feito à base de leite e ovos e que é servido com vários acompanhamentos, como frutas vermelhas ou amêndoas, e o “prinzeregententorte”, uma famosa torta de chocolate cuja receita teria nascido na cozinha do castelo do Príncipe Leopoldo, que governou a Baviera entre 1886 e 1912.
Publicidade
É, a influência real aparece até nos cardápios. Há ainda os “knödels”, bolinhos feitos à base de pão e leite e que são servidos com os mais variados recheios, salsichas com sabores maravilhosos e carne suína preparada de acordo com antigas tradições, é claro. A Baviera também é excelente produtora e cerveja e vinhos.
Quer conhecer um lugar maravilhoso, onde o céu é azul e os lagos são cristalinos, um lugar onde a natureza é muito benevolente e você conta com hospitalidade calorosa e ainda se diverte com festas típicas e comida saborosa? Então, o seu destino é a Baviera, que já abrigou muitos monarcas. Foi lá que nasceu a imperatriz Sissi da Áustria.
E tem mais: a região é Patrimônio Mundial da Unesco. Dá água na boca, né? Pois quem sabe não é a hora de procurar seu agente de viagens e montar seu roteiro? Você só precisa de passaporte atualizado para viajar até a Alemanha. Enquanto isso, não deixe de curtir ao máximo o segundo e último final de semana da Oktober 2021 em Santa Cruz do Sul. Prosit!
LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: 11 de setembro e as lições que, infelizmente, não foram aprendidas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!