Olá, pessoal! Tudo bem? Em semana de Oktoberfest, mais uma vez a chuva se fez presente nessa segunda-feira na região. Aqui em nossa propriedade, o plano era ter começado justamente nessa segunda a colheita da baixeira em uma parcela de nossas lavouras de tabaco. Com o mau tempo, adiamos o início da safra para a semana que vem, porque não faria sentido, e nem seria aconselhado, colher já de cara com chuva. Menos mal que o nosso tabaco nos permite esperar por mais uma semana. Mas na próxima vamos colher; do contrário, perderemos folhas por baixo. Estamos começando a fazer o desponte, mas até para isso o tempo não ajuda: com a umidade, o antibrotante não age direito. E quando se tira a flor, o ideal é que em um ou dois dias o produto tenha sido aplicado para que não surjam os brotes, que prejudicam a qualidade e a produtividade e ainda dão mais trabalho à gente, pois será preciso tirá-los depois.
LEIA MAIS: Por dentro da safra: chegamos a outubro e ainda com chuva
Para os Ruppenthal, a safra já está a mil
Se aqui em casa planejamos iniciar a colheita, na propriedade de Marcelo e Denise Ruppenthal, em Linha Hansel, no interior de Venâncio Aires, a safra já está a mil. No sábado visitei eles e pude conferir que as lavouras estão muito bonitas, como o Marcelo mostra na foto acima. A baixeira está colhida, as plantas estão todas despontadas, e agora eles só esperam mesmo que possam vir alguns dias de sol para que o tabaco crie massa, que possa encorpar as folhas. Com tanta chuva, estas até crescem viçosas, mas com muita água, que evapora na secagem, e assim pesam pouco e a própria qualidade acaba afetada. Não bastasse a chuva, as noites ainda têm registrado muito frio, e este igualmente não faz bem para as plantas.
Publicidade
LEIA MAIS: Por dentro da safra: hora de preparação para o início da colheita
Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida
Hoje é o Dia das Crianças, para as quais deixo aqui a minha homenagem, para as do campo e as da cidade. Tenho plena clareza de quanto é fundamental, em todas as nossas realidades, que a gente dedique o máximo de atenção às novas gerações, para que possam realizar-se em suas vocações e dons. Na foto acima, estou ao lado da minha filha Giovana, hoje com 15 anos, e que cresceu sempre tendo presente a importância da agricultura, mas com muito incentivo para se dedicar aos estudos. E lembro ainda que hoje é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Muitos agricultores a têm como protetora, e desejamos que ela sempre possa proteger a todos nós, para uma boa colheita.
LEIA MAIS: Por dentro da safra: poucos dias de sol para agilizar as tarefas
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!