A fim de manter viva a cultura dos tradicionais jogos germânicos, o Centro Cultural 25 De Julho Santa Cruz do Sul está presente na 36ª Oktoberfest, com um estande de demonstração destes jogos, no Pavilhão 2 do parque. Os visitantes que passarem pelo local, vão poder conhecer tradições como o jogo de Corona, oriundo da Finlândia.
De acordo com a vice-presidente cultural do Centro Cultural 25 de Julho, Celi Durante, essa é uma forma de cultivar e passar a tradição para as próximas gerações. “Algumas peças como o Corona, são feitos artesanalmente e não tem mais quase quem faça. Então temos todo cuidado para preservar isso, para que as gerações futuras entendam como os antepassados se divertiam”, explica.
LEIA MAIS: Por dentro da Oktober: bandinha, dança e atrações da Gazeta
Publicidade
Para Celi, enquanto hábitos como o dos jogos forem mostrados para a comunidade, a tradição se perpetuará. “Penso que enquanto tiver aos olhos da população esse tipo de trabalho, a população vai querer participar, então acredito que depende de nós expormos”, completa.
Juventude participante
Com apenas 17 anos, Milene Theisen é uma das voluntárias do estande da demonstração dos jogos. Ela conta que participa do Centro Cultural 25 de Julho desde quando tinha apenas 1 ano e 8 meses, por influência da família. “Eu participo do grupo de dança, minha mãe participa do coral, eu também jogo Eisstock. Eu percebo que muitas pessoas da minha idade acabaram saindo, deixando de participar, por achar chato, quando na verdade é um ponto de vista”, pontua a jovem.
LEIA MAIS
- Festa da Alegria tem retomada histórica
- 36ª Oktoberfest terá apresentações de dança e muita música nesta sexta-feira
- Tudo que você precisa saber para aproveitar a 36ª Oktoberfest
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade