Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOLIDARIEDADE

1ª Delegacia de Polícia lança campanha de apoio à causa animal em Santa Cruz

Foto: Cristiano Silva

Com o objetivo de apoiar a causa animal, a 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Santa Cruz do Sul lançou uma campanha que visa arrecadar ração, produtos de higiene e outros itens que possam auxiliar no cuidado aos bichinhos. A ideia, conforme a delegada Ana Luisa Aita Pippi, é despertar a sensibilidade da comunidade para ajudar os representantes de entidades e organizações do município. “Vem sendo uma ação bem positiva. Estamos recebendo as doações aqui na DP, mas também, quem não puder trazer, basta nos acionar que buscamos”, comentou a delegada.

A sede da DP fica na Rua Ernesto Alves, nº 915, Centro. O telefone é (51) 9 8468 9468. O material arrecadado será doado ao Canil Municipal. Ainda conforme a delegada, o trabalho policial vem sendo intensificado ao longo do último ano, a partir de ocorrências e denúncias de maus-tratos aos animais. Uma vez por semana, tanto a 1ª DP quanto a 2ª DP, realizam diligências em locais onde existem denúncias. “Com a mudança na legislação, as delegacias da cidade passaram a investigar e apurar esses crimes. Além dos agentes, neste trabalho, participam ainda veterinários do Canil Municipal e a Vigilância Sanitária”, explicou Ana Luisa.

LEIA MAIS: Arma que pode ter sido usada em assalto é apreendida com adolescente

Publicidade

Conforme a delegada, parte do trabalho durante as ações é fiscalizar, mas também orientar as pessoas sobre os cuidados com os animais. “Tem muitos casos em que não há maus-tratos, e apenas uma orientação basta, sem a necessidade de retirar o animal. Apenas adequar alguns aspectos, mediar situações. Depois, retorna-se ao local para verificar se, de fato, foi cumprido”.

Cartório especializado será inaugurado em breve

Recentemente, a chefia da Polícia Civil no estado lançou o selo “Delegacia de Polícia Amiga dos Animais”, um projeto que visa instituir cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os bichinhos. Ao longo das próximas semanas, um cartório assim será inaugurado em Santa Cruz do Sul. “Uma sala foi designada aqui no prédio da delegacia e está na fase final de reforma. A expectativa é que o cartório seja inaugurado em breve”, salientou a delegada Ana Luisa Aita Pippi.

A responsável em Santa Cruz do Sul será Lisandra de Oliveira. A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que, aliás, por serem os animais mais comuns em residências, são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.

Publicidade

O projeto dos cartórios com o selo “Delegacia de Polícia Amiga dos Animais” tem por objetivo atender uma demanda antiga dentro da Polícia Civil e surge depois da aprovação da lei que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

LEIA MAIS: Operação da PF desarticula grupo responsável por distribuir R$ 6,7 milhões em dinheiro falso

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.