Após 57 jogos, o torcedor gremista voltou a poder acompanhar uma partida na Arena, e jogo contra o Sport Recife, válido pela 23ª rodada do Brasileirão.
Com um placar zerado no primeiro tempo, o Grêmio acabou derrotado pelo Sport por 2 a 1 na segunda etapa, com gols de Gustavo e Mikael. Douglas Costa descontou para o Tricolor, mas o time gaúcho somou mais um resultado negativo na competição, permanecendo na antepenúltima posição na tabela de classificação, com 22 pontos em 21 jogos, e ainda perdeu grande chance de sair da zona do rebaixamento caso vencesse o jogo, ficando a dois pontos do Santos, o primeiro fora do Z-4 do Brasileirão.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio começou a partida partindo pra cima do Sport e jogando em velocidade, mas passou toda a primeira etapa tentando e falhando em furar a defesa adversária, uma das melhores do campeonato, com 19 gols sofridos no início da rodada.
Publicidade
Borja teve as melhores oportunidades da primeira etapa. Logo aos dois minutos, o centroavante chutou cruzado, pra fora, na primeira chegada do Tricolor.
Ferreira criava oportunidades pela esquerda, mas também não teve sucesso no último passe ou nas finalizações. Aos 14, ele limpou a marcação e chutou rasteiro pro gol, mas a conclusão saiu fraca, nas mãos do goleiro Maílson.
Só o Tricolor jogava. O Sport chegou pela primeira vez no ataque aos 18 minutos, e com perigo: em chute de fora da área, do atacante Everaldo após jogada pela esquerda, Gabriel Chapecó tocou na bola para escanteio.
Publicidade
O Sport deu uma equilibrada no volume de jogo, e Hernanes cobrou falta com perigo aos 22 minutos, em um chute de longe que ainda quicou na área antes da defesa segura de Gabriel Chapecó.
Aos 30 minutos, Borja perdeu a melhor chance da primeira etapa. Ferreira cruzou na medida, às costas da zaga, e a conclusão do centroavante gremista de cabeça saiu por cima do gol.
Gabriel Chapecó fez mais uma boa defesa aos 33, em mais um chute de fora da área de Hernanes, que limpou a defesa gremista e finalizou de frente pro gol.
Publicidade
O Grêmio manteve o domínio da posse de bola até o final da primeira metade da partida, mas não conseguiu abrir o placar e ainda correu riscos na defesa.
SEGUNDO TEMPO
Felipão mudou o Grêmio no intervalo: Alisson e Rafinha deixaram o time, para a entrada de Guilherme Guedes e Campaz.
Mas foi o Sport quem melhorou na segunda etapa. A equipe pernambucana ampliou sua posse de bola e abriu o placar aos sete minutos. O volante Thiago Santos fez falta em Hernanes na entrada da área. O próprio Hernanes cobrou a falta com um chute por baixo da barreira, e o goleiro Guilherme Guedes deu rebote. Gustavo completou para o gol, livre na pequena área, para fazer 0-1 para o Sport.
Publicidade
O Tricolor chegou perto do gol aos 15 minutos, após cruzamento da esquerda e cabeceio de Borja. A bola bateu no goleiro Maílson em cima da linha do gol e o zagueiro afastou na sequência. O Grêmio pediu o gol, mas ao se comunicar com o árbitro de vídeo, o juiz Felipe Fernandes de Lima mandou o jogo seguir.
Diego Souza entrou no lugar de Borja aos 18 minutos. A situação do Grêmio ficou ainda pior aos 24 minutos. Douglas Costa perdeu a bola no ataque, e em um contragolpe rápido, o Sport ampliou o placar. Everaldo lançou Maike na entrada da área, e o chute forte ainda desviou em Gabriel Chapecó, mas o goleiro não conseguiu evitar o 2 a 0 para o time visitante.
Logo em seguida, Campaz arriscou um chute de fora da área e carimbou o travessão do gol do Sport. O Grêmio pressionou e ainda conseguiu descontar com um golaço de Douglas Costa aos 39 minutos. O meia fez seu primeiro gol após o retorno para o Tricolor, em uma jogada pela direita onde o chute de fora da área pegou efeito e encobriu Maílson.
Publicidade
O ataque pressionou no final, mas o Tricolor não conseguiu a igualdade e acabou derrotado em casa, permanecendo na 18ª posição, perdendo a chance de sair da zona do rebaixamento caso tivesse conquistado a vitória.
O Grêmio ainda tem dois pontos e um jogo à menos do que o Santos, 16º colocado e primeiro fora do Z-4. O Bahia é o primeiro na zona da degola, na 17ª posição, com 23 pontos. Mesmo com a vitória em Porto Alegre, o Sport permanece na penúltima posição, em 19º, com 20 pontos, e a Chapecoense segue na lanterna, com 11 pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio joga na quarta-feira, 6 de outubro, 21h30, na Arena, contra o Cuiabá. Já o Sport, que voltou a vencer após oito partidas no campeonato, joga em casa pela 24ª rodada, contra, também no dia 6 de outubro, 19 horas.
FICHA TÉCNICA – BRASILEIRÃO 23ª RODADA
GRÊMIO 1X2 SPORT-PE
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e horário: 03/10/2021, 20h30m
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (Fifa/MG)
Cartões amarelos: Rodrigues, Villasanti (Grêmio); Everaldo (Sport)
Gols: Douglas Costa, aos 39min/2ºT (Grêmio); Gustavo, aos 7min/2ºT, Mikael, aos 24min/2ºT (Sport)
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Campaz); Thiago Santos, Villaasanti, Alisson (Guilherme Guedes), Douglas Costa e Ferreira (Everton); Borja (Diego Souza).
Ténico: Luiz F. Scolari
SPORT
Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Hernanes e Thiago Lopes (Everton Felipe); Gustavo (Chico), Everaldo (Tréllez) e Mikael
Técnico: Gustavo Florentín