A Japan Tobacco International (JTI) promoveu na manhã dessa quarta-feira, 29, em ambiente virtual, uma palestra sobre ações para erradicação do trabalho infantil. A condução da temática foi da supervisora de projetos sociais, Marinês Kittel.
Ela detalhou o trabalho realizado no programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (Arise), implantado na região em 2018. A erradicação do trabalho infantil é uma meta para 2025 dentro do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Uma das ações mais importantes é o programa de aprendizagem rural junto à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Os jovens recebem oportunidade de desenvolvimento e capacitação. “Os filhos dos agricultores precisam de formação. Serão os sucessores e devem entender que a propriedade rural é um empreendimento que envolve a produção de alimentos, gerando renda para as famílias”, explicou.
Publicidade
LEIA MAIS: Arise e ONG Foco Empreendedor fecham parceria para combate ao trabalho infantil
Marinês relatou a sua própria experiência. Ela nasceu e foi criada no interior. Mesmo tendo apoio da família para estudar na cidade, precisava trabalhar na lavoura nos fins de semana e nas férias. “Trabalhei como babá e empregada doméstica. Estudava à noite. Na época, não havia muito incentivo para o estudo, que poderia ajudar na gestão da propriedade rural. Esse panorama mudou.”
A pandemia pode aumentar a incidência do trabalho infantil, pela período estendido das crianças em casa. Porém, a JTI está focada na busca por travar esse avanço. “Em muitas famílias ainda existe a percepção de que trabalhar é bom para a criança, pois desenvolve o caráter. Nós procuramos, com muita sensibilidade, conscientizar os pais de que frequentar a escola e investir em educação é o que vai capacitar seus filhos para serem mais felizes, saudáveis e bem-sucedidos na profissão que eles escolherem, inclusive no campo, quando estiverem na idade adulta e aptos para trabalhar”, comentou.
Publicidade
LEIA MAIS: Data quer conscientizar sobre os males do trabalho infantil