Com o objetivo de promover saúde mental e proporcionar atividades diferenciadas, aliando lazer e diversão, a Secretaria de Saúde e Bem-estar Social de Sinimbu promoveu durante este mês, atividades especiais alusivas ao Setembro Amarelo. Cinema com Pipoca e Oficinas de Mandalas foram algumas das ações realizadas durante o mês e contaram com a participação da comunidade em diferentes localidades.
Chamado de Setembro Amarelo, a campanha é realizado em nível nacional durante todo o mês e tem como objetivo prevenir o suicídio, que geralmente vem associado a depressão e outras doenças. Em Sinimbu, uma programação especial foi montada com objetivo de incentivar o cuidado com a saúde mental e refletir sobre a campanha.
Nos dias 21, 24 e 27, as oficinas de mandalas em crochê promoveram integração e lazer nas localidades de Rio Pequeno e Pinhal Santo Antônio, e também no Centro de Sinimbu. Por serem feitas de forma artesanal, as mandalas podem ser consideradas círculos de energia, promovendo o bem-estar e servindo como terapia para quem participou da atividade.
Publicidade
LEIA MAIS: Setembro Amarelo: cuidado com a saúde mental deve ser permanente
Da mesma forma, nos dias 15 e 17 foram realizadas as sessões do Cinema com Pipoca, no Centro de Sinimbu e em Pinhal Santo Antônio, respectivamente. O público assistiu ao filme “Luca”, que conta a história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com o novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.
Além das oficinas e do cinema, a programação do Setembro Amarelo de Sinimbu contou com rodas de conversas nas escolas e entrega de cartilhas com informações e orientações sobre como identificar sinais de comportamentos suicidas em crianças e adolescentes. Essas cartilhas foram entregues aos representantes das Escolas de Ensino Fundamental Completo e membros do Conselho Tutelar.
Publicidade
LEIA MAIS: Setembro Amarelo: governador sanciona lei que institui campanha no Estado