Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MUNDO

Social-democratas vencem eleição apertada na Alemanha

Prédio da chancelaria federal, em Berlim | Foto: Ansgar Koreng/CC BY 3.0 (DE)

Oficiais eleitorais da Alemanha informaram na madrugada desta segunda-feira, 27, que os social-democratas conquistaram 25,9% dos votos e venceram as eleições nacionais do país, enquanto o bloco de centro-direita da atual chanceler, Angela Merkel, obteve 24,1% dos votos.

Com a contabilização dos votos de todos os 299 círculos eleitorais, os verdes ficaram em terceiro lugar, com 14,8% dos votos, seguidos pelos democratas livres, com 11,5% do total. Os dois partidos já sinalizaram que estão abertos a discutir a formação de uma aliança tripla para governar com qualquer um dos rivais nas duas primeiras colocações.

O Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, veio depois dos democratas livres, com 10,3% dos votos, seguido pelo partido de esquerda, que ficou com 4,9%. Pela primeira vez desde 1949, o partido dinamarquês de minoria SSW deve conquistar um assento no Parlamento alemão, de acordo com os oficiais.

Publicidade

Com informações de Associated Press

LEIA TAMBÉM: Alemanha libera entrada de brasileiros vacinados com Coronavac

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.