A exposição Pretos na Tela, com fotografias da fotógrafa e jornalista Dulce Helfer de atores e atrizes negros do cinema gaúcho, pode ser conferida até o dia 7 de outubro na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A mostra reúne 20 imagens captadas pela santa-cruzense em sua atuação como fotógrafa de cena (still) e making of nos filmes Netto e o Domador de Cavalos (2005), Os Senhores da Guerra (2013) e A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2017), todos roteirizados e dirigidos por Tabajara Ruas. O escritor conversou com a Gazeta do Sul pelo WhatsApp desde sua casa em Santa Catarina e comentou a curadoria que realizou para a exposição.
Dulce Helfer conta que a parceria com Tabajara Ruas iniciou-se em 1985, quando trabalharam juntos no jornal cultural O Continente, em Porto Alegre. Desde então, os dois acumulam parcerias em livros, no cinema e em outros projetos, e a fotógrafa afirma que, além de serem amigos, considera o autor como alguém da família, com quem conversa diariamente.
LEIA MAIS: Mostra ‘Pretos na Tela’ abre nesta sexta; leia entrevista com fotógrafa
Publicidade
Trabalhando no cinema há cerca de 25 anos, a santa-cruzense conta que uma das grandes particularidades nos filmes de Tabajara Ruas são os figurinos. “O Taba faz filmes históricos, sempre contando a história do Rio Grande do Sul, dos ximangos e maragatos, com muita coisa dos livros dele”, frisa.
“Eu adoro fazer still e making of em cinema porque está tudo pronto ali. Os lugares em que a gente vai sempre são legais; quando é estúdio ou dentro de casa, se faz internas e tem a luz pronta, é tudo muito bom”, explica a artista. Nessas ocasiões, além de registrar os personagens principais, vividos por atores consagrados, como Murilo Rosa, Werner Schünemann e Tarcísio Filho, ela sempre voltou suas lentes para o restante do elenco.
“Todos esses atores da exposição foram coadjuvantes. Me dei conta de que tinha tantas fotos de atores negros que atuam no cinema gaúcho. O Tabajara e eu estávamos pensando em fazer um trabalho sobre o making of dos filmes. Então sugeri para ele que a gente começasse fazendo só dos atores negros, para resgatar essas fotos de toda essa gente que trabalhou tão bem nesses filmes”, conta Dulce Helfer. Depois veio a escolha de inscrever a exposição em um edital, no qual a fotógrafa foi contemplada entre centenas de projetos artísticos do Estado.
Publicidade
Pretos na Tela reúne fotos dos atores Sirmar Antunes, Apollonio Cipriano, Anderson Simões, Evandro Elias, Álvaro Rosacosta, Vera Lopes, Denizeli Cardoso e Mislaine de Oliveira. O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/20), por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e da Fundação Marcopolo. Também foi impresso um álbum com 42 fotos, entregue aos cem primeiros visitantes da exposição.
Entrevista
Tabajara Ruas
Escritor, cineasta e curador da exposição e álbum Pretos na Tela
Magazine – Sobre essa parceria de longa data com a Dulce Helfer, como se deu desta
vez para a exposição Pretos na Tela?
Tabajara Ruas – A exposição Pretos na Tela é um projeto pessoal da grande artista Dulce Helfer. Eu aceitei o convite porque sempre é bom trabalhar com a Dulce, pela criatividade e confiança. Ela foi a fotógrafa de cena de três dos meus cinco longas, e ainda fizemos juntos álbuns sobre suas fotos, sempre com sucesso e prazer.
Publicidade
Magazine – Na sua opinião, quais são as características mais marcantes das fotos da Dulce? Como curador da exposição, quais foram seus critérios na hora de escolher as imagens?
Tabajara Ruas – Dulce foi repórter fotográfica durante 30 anos, e, assim, suas fotos trazem a marca da espontaneidade, da precisão em captar o instante e sua visão de mundo, amorosa e cálida, mas intransigente com as injustiças deste mundo. Pensei nas fotos para a mostra obedecendo a esse critério, que imagino seria o da Dulce.
Magazine – Qual é a importância de colocar atrizes e atores negros em destaque?
Tabajara Ruas – O povo negro não precisa de defensores, eles fazem isso muito bem. A mostra é uma homenagem a atrizes e atores gaúchos que passaram com seu talento em nossas vidas – e a deixaram melhor. A humanidade vive momento perigoso, de obscurantismo e retrocesso, e homenagear trabalhadores da cultura nestes tempos é um tijolo a mais na fortaleza que todos estamos erguendo contra a escuridão que se aproxima.
Serviço
- O QUÊ: exposição e álbum Pretos na Tela, com fotos de Dulce Helfer
- ONDE: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, Centro)
- QUANDO: até 7 de outubro
- VISITAÇÃO: de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e aos sábados, das 10 às 14 horas
- REALIZAÇÃO: Walper Ruas Produções Ltda.
Publicidade